Dessa vez é para ficar?


Não deu tempo nem para sentir saudades. Depois de ser rebaixado na temporada 14/15, o Burnley voltou de imediato, e disputará novamente a elite inglesa em 16/17. Os Clarets chegam para a disputar a sua terceira edição de Premier League (só o Bournemouth tem menos participações: duas).

Apesar do rápido retorno, engana-se quem pensa que o acesso veio fácil. A equipe começou a Championship longe de convencer ou brigar pelas primeiras posições, porém, bastaram quatro vitórias seguidas para que os comandados de Sean Dyche engrenassem. Vale destacar o absurdo ano de 2016 que o time fez - a equipe ficou invicta na segunda metade da temporada.

A campanha de sucesso do Burnley tem Andre Gray como principal responsável. O atacante chegou para o lugar de Danny Ings, que rumou ao Liverpool, como maior contratação da história do clube. Foram £10 milhões de muito bem pagos, já que o inglês acabou o campeonato com 25 gols em 41 jogos. Mas, engana-se quem pensa que a equipe dependeu exclusivamente dele. Seu companheiro de ataque também foi bem: Sam Vokes marcou 15 tentos.
O artilheiro Gray e seu novo companheiro Gudmundsson: esperanças da permanência.

O elenco que conseguiu retornar a Premier League é muito parecido com aquele que caiu duas temporadas atrás. Dyche perdeu, de importantes, o atacante Danny Ings, citado acima, o volante Joey Barton, talvez o mais experiente nome do elenco, e o lateral Kevin Trippier, que foi para o Tottenham. Para essa volta a elite inglesa, preocupa a pouca movimentação do Burnley no mercado.

Ao contrário do que costumamos ver, a equipe parece decidida a manter o elenco que subiu, fazendo acréscimos pontuais ao plantel. Até aqui, três jogadores se juntaram aos clarets. Foram eles: Johann Berg Gudmundsson, islandês ex-Charlton que fez boa Eurocopa; Nick Pope, goleiro também ex-Charlton e, por último e de maior destaque, Jon Flanagan, ex-Liverpool, que, apesar das lesões, é um grande reforço e pode atuar nas duas laterais.
Sean Dyche não teve grandes acréscimos ao seu elenco, mas vai apostar no entrosamento e na consistência para permancer na elite.

Com a chegada do lateral, o setor defensivo da equipe ganha ainda mais destaque. Na temporada passada Michael Keane e Ben Mee tiveram um alto grau de importância, e muito se espera deles também na Premier League. Além dos zagueiros, a retaguarda da equipe ganha muito em confiança com a presença de Tom Heaton, arqueiro inglês que, por incrível que pareça, foi chamado para a última edição da Eurocopa, na França.


A temporada se desenha muito difícil para o Bunrley, ainda mais depois do baixo número de movimentações na janela, Porém, Sean Dyche confia no seu elenco, principalmente em Andre Gray e no sólido sistema defensivo, para surpreender e se manter na elite. Para alguém que conseguiu dois acessos em duas temporadas na Championship, nada pode ser considerado impossível. 
Compartilhar: Plus