As duas fases da Copa Libertadores da América


Apesar de sempre nos relegar grandes duelos e histórias desde a primeira fase, a Copa Libertadores é uma competição que sofre uma metamorfose como poucas outras competições no cenário mundial da bola. Sem dúvidas, a competição mais importante das Américas toma a sua forma definitiva a partir das oitavas-de-final. É a partir desta fase que os clubes costumam mostrar sua verdadeira força para suas caminhadas rumo à libertação, e constantemente vemos campanhas campeãs 'nascerem' no mata-mata do torneio. Sabendo disso, o Blog 4-3-3 traz agora uma série de informações adquiridas de levantamentos sobre os últimos 20 anos da fase decisiva da Libertadores da América.

A tabela a seguir informa os campeões e as melhores campanhas da fase de grupos da Copa Libertadores da América no período de 1996 a 2015:

ANO CAMPEÃO MELHOR CAMPANHA
1996 River Plate-ARG River Plate-ARG
1997 Cruzeiro Colo-Colo-CHI
1998 Vasco da Gama River Plate-ARG
1999 Palmeiras Corinthians
2000 Boca Juniors-ARG América de Cali-COL
2001 Boca Juniors-ARG Vasco da Gama
2002 Olimpia-PAR América-MEX
2003 Boca Juniors Corinthians
2004 Once Caldas-COL Santos
2005 São Paulo River Plate-ARG
2006 Internacional Vélez Sarsfield-ARG
2007 Boca Juniors-ARG Santos
2008 LDU-EQU Fluminense
2009 Estudiantes-ARG Grêmio
2010 Internacional Corinthians
2011 Santos Cruzeiro
2012 Corinthians Fluminense
2013 Atlético Mineiro Atlético Mineiro
2014 San Lorenzo-ARG Vélez Sarsfield-ARG
2015 River Plate-ARG Boca Juniors-ARG
Neste intervalo de tempo, somente por duas vezes a melhor campanha da fase de grupos da Copa Libertadores acabou sendo campeã da competição. Isso significa que 90% das vezes a melhor campanha acaba sucumbindo em algum momento na fase de mata-mata. Dessas, seis vezes (33.33%) o melhor time da fase de grupos acabou sendo eliminado na fase de oitavas-de-final, logo no primeiro confronto eliminatório. Outras cinco vezes (27.77%) acabou eliminado nas quartas-de-final. Isso demonstra que, apesar de ter a vantagem de decidir sempre dentro de casa, na prática a vantagem não se concretiza na maioria das vezes (61.11%) e as campanhas acabam sucumbindo nas fases seguintes.

Porém, muitas vezes a melhor campanha também demonstra força na fase de mata-mata. Seis vezes (33.33%) a melhor campanha da primeira fase acabou chegando às semi-finais, e em apenas uma vez (5.55%) acabou sendo eliminada na fase final, o Fluminense em 2008. Os dados mostram, finalmente, que em 38.88% das vezes, a melhor campanha acaba sendo eliminada em fases avançadas da Libertadores da América.
River Plate é exemplo: da pior campanha da primeira fase ao t

No fim das contas, a Copa Libertadores da América nos mostra que sua fase classificatória muitas vezes não diz muita coisa sobre o resultado final da mesma. A competição acaba na última rodada dos grupos e reinicia, dessa vez na sua versão definitiva, na primeira partida das oitavas-de-final. Uma semana que são separadas por um precipício futebolístico.

Analisando especificamente os campeões, vemos um equilíbrio na distribuição das campanhas campeãs da América, como demonstrado na tabela a seguir: 

Posições Vezes que foi campeão
1 2
2 2
3 1
4 2
5 2
6 1
7 1
8 2
9 1
10 2
11 2
12 0
13 0
14 0
15 1
16 1
Apesar de uma crença popular quase folclórica afirmar que a posição na fase de grupos não significa nada pro prosseguimento da competição continental, os dados mostram que em treze vezes (65%), o time que acabou sendo campeão da Libertadores saiu das 8 melhores posições. Mais especificamente, sete vezes (35%) a campanha vencedora foi uma das quatro melhores da fase classificatória, o que mostra que jogar um bom futebol desde o começo é um bom indicador para a obtenção do título. Isso fica ainda mais evidente se considerarmos que, nesse intervalo de tempo, jamais um time que ficou entre 12º e 14º sagrou-se campeão. Já a pior campanha conseguiu apenas uma vez, assim como a segunda pior, em 2015 e 2014 respectivamente.

Com os dados apresentados, podemos concluir que a fase de grupos da Copa Libertadores acaba dando uma boa noção sobre o que irá acontecer na fase de mata-mata, mas não é definitiva, principalmente quando se trata da melhor campanha geral. A Libertadores mostra que, apesar de se transformar em uma competição diferente no término da fase classificatória, ainda carrega consigo uma forte herança dela.

Seu time classificou-se em qual posição em 2016? Compare com a segunda tabela e diga-nos: está confiante para o título da competição mais cobiçada do hemisfério sul?
Compartilhar: Plus