O Campeonato Alagoano é realizado desde 1927, e teve o CRB como primeiro campeão. Além de ser o campeão inicial, o clube também é o segundo com maior número de taças, com 29 conquistadas, atrás apenas do CSA que venceu o torneio por 37 vezes.
No ano de 2016, o CRB venceu o CSA na final, e ficou com o título, que foi o bicampeonato consecutivo. O domínio do século XXI está dividido entre o próprio CRB e o ASA de Arapiraca, com cinco títulos pra cada um, enquanto o CSA vê sua hegemonia um pouco ameaçado, visto que conquistou o campeonato apenas uma vez desde 2001.
Com um amplo domínio dos clubes da capital, o título ficou por 72 vezes com times de Maceió, enquanto as outras cidades somadas possuem apenas quatorze títulos.
Em 2017, o Alagoano está sendo disputado por dez equipes, como vem acontecendo por vários anos consecutivos. Os participantes desta temporada são: ASA, CEO, Coruripe, CRB, CSA, CSE, Miguelense, Murici, Santa Rita e Sete de Setembro.
As equipes estão divididas em dois grupos, e na primeira fase jogarão contra todos os outros participantes, sendo que no fim dos nove jogos, os três primeiros de cada grupo disputarão o hexagonal principal, enquanto os quatro piores disputarão o quadrangular da permanência. No hexagonal eles se enfrentarão para definirem os quatro semifinalistas, que em dois jogos definirão os finalistas. No quadrangular da permanência, os dois melhores se salvam, enquanto as duas piores campanhas serão rebaixadas para a Segunda Divisão de 2018.
Confira abaixo o detalhamento sobre cada participante do Alagoano 2017.

