O Diamante Negro Gremista


Lincoln Henrique Oliveira dos Santos, este é o nome da maior promessa provinda da base gremista dos últimos anos, gerando uma expectativa maior até do que Luan. O garoto que atualmente começa a ser conhecido pelos admiradores de futebol, tem uma trajetória cheia de desafios e obstáculos, mas com sua personalidade e determinação tende a seguir superando-as.

Em 2007, com apenas 8 anos, o menino chamou a atenção da equipe gremista por sua intimidade com a bola e após realizar 3 treinos, passou a integrar a categoria de base da equipe. Mas, se engana quem acha que este foi o momento mais marcante de sua vida, ou até mesmo as boas atuações de hoje. Foi em 2009, com apenas 10 anos de idade, que teve o momento que jamais se esquecerá: a morte de seu pai Natalício. Antes de falecer, seu Natalício acompanhava diariamente as atividades de seu filho, pois acreditava que o menino teria muito potencial e em um desses dias o pai disse uma frase à Lincoln, que o motiva e o faz seguir a cada dia, como ele mesmo disse em entrevista ao Globo Esporte em 2014, "antes de meu pai falecer, ele me disse que eu podia ser o melhor do mundo".

Em 2012, Lincoln, em casa com sua família, recebe a visita do homem que o acompanharia na vida do futebol. Delcir Sonda encontrou o rapaz para lhe oferecer dinheiro em troca de um contrato para ser seu empresário. Conforme noticiado, Delcir "deu" cerca de 400 mil reais para ajudar a família do menino, além de uma ajuda de custo mensal no valor de 6 mil reais.
Com 14 anos, o garoto do bairro humilde já recebia sua primeira grande quantia para seguir no futebol. A responsabilidade só crescia.

Com 15 anos o meia já se apresentava nas categorias de base da seleção nacional, porém, em 2013, após uma discussão com o técnico da seleção de base Alexandre Gallo, devido ao seu corte de cabelo (que tinha a "L10" em homenagem a si mesmo), foi cortado da Copa das Nações que disputaria no México, onde, segundo o técnico, o jogador era "mal educado e não poderia estar junto dos demais". Além de suas exibições junto à seleção, o jogador já tinha em seu currículo 1 título brasileiro e 7 estaduais com as categorias de base gremista.

Luis Felipe Scolari, acompanhado do então presidente gremista Fábio Koff, assistiu um treino da equipe de base no dia 18 de agosto de 2014. Após o encerramento do trabalho, o atual técnico gremista se virou ao presidente e disse "eu quero esse menino no time principal", Koff assustado e feliz ao mesmo tempo lhe disse "Felipe, mas ele não tem nem 16 anos, não podemos colocá-lo, ele não pode nem assinar um contrato". Após isso, os dois elaboraram um "plano" para esconder o tal Diamante Negro, como foi apelidado por Scolari, até o dia de seu aniversário, para que não fosse descoberto e levado a nenhum time. Após conversa com o presidente, o técnico conversou com o atleta, o que motivou muito Lincoln a se dedicar cada dia mais.
Felipão acreditou demais no garoto.

Foi então, no dia 8 de novembro de 2014, um dia após completar 16 anos, que Lincoln assinou seu primeiro contrato com a equipe e poderia enfim participar das atividades junto aos demais jogadores do elenco principal. E não demorou muito para que o menino já estivesse na mídia, já que em dezembro foi procurado pelo Globo Esporte e respondeu a uma grande entrevista, onde já era destacado como joia da equipe gaúcha.

Nesta entrevista, além de falar sobre a morte de seu pai, falou de suas inspirações e suas metas, tal fato que surpreendeu muita gente. Disse a todos que tinha como seu maior ídolo Ronaldinho Gaúcho, que suas cobranças de falta enchiam seus olhos e que se aprimoraria neste quesito. Questionado quanto as suas expectativas, o menino disse que já tinha metas traçadas para sua vida. A primeira era de estar na seleção de base brasileira, algo que já era realidade (camisa 10 e capitão), a segunda era de se tornar profissional aos 16 anos, algo que tinha acabado por acontecer e que o deixava muito feliz, porém, a resposta mais marcante da entrevista estava por vir: perguntando qual seria a sua próxima meta, já que as outras já tinham sido alcançadas, o garoto responde "Vou ser o melhor do mundo, quero ser um Ronaldinho, um Messi, um Neymar" disse o menino com surpreendente firmeza na voz.

Após uma pré-temporada junto a equipe principal, no primeiro jogo do ano, válido pelo Gauchão de 2015, com apenas 16 anos, Lincoln fazia sua estreia como profissional. Porém, em um jogo com a dupla de ataque tão badalada (Barcos e Moreno) não teve toda a atenção merecida, mesmo mostrando um futebol diferenciado.
Mesmo "ofuscado", Lincoln se mostrou diferente logo na estreia.

Meses depois, em partida contra o Campinense, válida pela Copa do Brasil, o garoto entra no segundo tempo com a partida praticamente garantida e marca o segundo gol do Grêmio e o seu primeiro como profissional. Não demorou muito para a fama crescer ainda mais e no final do ano apareceu em uma lista das 50 maiores promessas do futebol, feita pelo jornal "The Guardian".
Momento histórico para o garoto. Primeiro gol e carinho da torcida.

Em meio a toda esta badalação, o atual técnico gremista, Roger Machado, teve uma conversa com o menino, onde pediu para que em 2016 estivesse mais ligado e dedicado ao futebol, sem pensar nas coisas externas. Após a pré temporada e alguns jogos com o time, Roger afirmou que o jogador estava mudado, diferente, mais voluntarioso, mais dedicado e agradeceu o menino por ter lhe escutado.

Lincoln parecia em constante evolução e demonstrava isso nos minutos que estava em campo. Roger então passou a dar mais chances ao menino, colocando-o como titular em alguns jogos pela Primeira Liga e pelo Gauchão, além de chance em vários jogos entrando no segundo tempo, hoje, a equipe já soma 16 jogos oficiais em 2016 e Lincoln esteve presente em 10 deles, 5 como titular e mais 5 como suplente.
Roger confia e dá conselhos para o garoto seguir evoluindo.

Já são 550 minutos disputados na temporada, o que totalizam cerca de 6 jogos e seus números são significativos, 3 gols e 3 assistências. Dentre eles, o gol no finalzinho do jogo contra o San Lorenzo, no dia 15/03/2016, onde pôs seu nome na história do clube, se tornando o jogador mais jovem a marcar um gol pela equipe gaúcha em uma Libertadores, com apenas 17 anos, superando Ronaldinho Gaúcho com 18 anos.

Muitos citam que ele deveria tomar o lugar de Douglas no time principal, mas Lincoln não é armador como Douglas ou PH Ganso, ele é um meia atacante, tem qualidade de passe e grande visão de jogo, mas a sua presença dentro da área e sua finalização o diferenciam de um armador a moda antiga, é um jogador que flutua na frente, cobre os lados, toca e finaliza, um jogador diferenciado.
Se muitos ainda não o conheciam, depois do golaço do fim de semana sua imagem rodou o Brasil.

O garoto cresce de produção a cada jogo disputado, nos últimos 3 duelos em campo, já são 3 gols e 1 assistência, e ontem frente ao Ypiranga marcou um golaço, a lá Ibrahimovic, com um calcanhar no ar. No final do jogo, quando entrevistado pelo jornalista do Globo e questionado quanto a responsabilidade de assumir tal papel na equipe o jovem respondeu "responsabilidade tenho desde os 9 anos".

O garoto tem personalidade e uma disposição tática diferenciada, merece toda a atenção, tem de tudo para se tornar uma grande estrela. Tem futebol e para o bem de nossa seleção, que seja lapidado corretamente por Roger, para que Diamante Negro vire ícone no país e brilhe ainda mais.
Compartilhar: Plus