Adaptação essencial


Por conta de seu enorme histórico de lesões, a chegada de Guilherme gerou e ainda gera muita desconfiança por parte da torcida corinthiana. Outro fator questionável é a capacidade do meia de realizar a função que tinha o ex-camisa 8 Renato Augusto. Nesse início de temporada, já o vimos fazer partidas horrorosas, de pouca participação e nulas movimentações, mas é bem verdade que ele vem evoluindo física, tática e tecnicamente.

Na partida de ontem, diante do Cerro Porteño, Guilherme desenvolveu seu melhor jogo. Entendeu perfeitamente a função e com a ajuda do onipresente Maycon se saiu muito bem na criação. Pode parecer imperceptível para alguns, mas ele esteve em toda parte do campo, participando e distribuindo. É óbvio que chama menos atenção, pelo estilo diferente. Renato Augusto tinha na condução de bola o seu grande jogo para ligar os setor de defesa e ataque. Buscava a redonda e a conduzia com dois três dribles para distribuir para um jogador mais de frente. O atual camisa 10 busca a bola, mas "livra-se" dela rapidamente, com passes verticais ou simples, acionando um dos pontas.
Na partida de ontem esse tipo de movimentação foi constante. Trocando bastante de posição com Maycon, e recebendo a bola de frente para o campo de ataque, com visão para armar a melhor jogada.
Se a questão física preocupa, ontem também vimos uma evolução nessa intensa movimentação. Se buscou a bola atrás em diversas oportunidades, não deixou de se aproximar dos atacantes, para dar o último passe. Posição essa em que ele já jogou bem mais na carreira, próximo dos atacantes.
O camisa 10 chega bem a frente. O time precisa do seu passe tanto na construção quanto na finalização da jogada. Seu passe é de muita qualidade, é necessário vê-lo fazendo isso.
Muito do segredo do Corinthians em 2015 foi essa movimentação e entrega do setor de meio de campo. Obviamente, analisamos todas as diferenças de Guilherme para seu antecessor, mas, é nítido que Tite acredita nele para a função e que o próprio aos poucos se adapta ao que tem de fazer.

Confira: Giovanni Augusto - O ponto fora da curva

Outra característica marcante no time hexa campeão era a intensa e constante triangulação. O jogador que estava com a bola nunca parecia estar sozinho, e alternativas de passe apareciam rapidamente, justamente para efetuar essa saída rápida, na triangulação. Ontem, Guilherme foi um dos que mais se apresentou para dar essa opção de 1-2. E o mais importante: apareceu em toda parte. Na direita ou na esquerda, no setor ofensivo ou defensivo. O garoto Maycon estava em harmonia com o 10, indo sempre para o lado contrário, trocando de posição intensamente. Mérito de Tite, mas, dos jogadores também.
Guilherme quase na lateral direita para buscar a bola e dar opção de passe para Fagner. Luciano também faz bem a movimentação e aparece como opção. 
Outro fator importante é que se Guilherme ir bem, o meio de campo tende a funcionar. Com sua movimentação acontecendo, os outros jogadores também ganham a liberdade para fazer essa troca. Maycon por exemplo foi muito beneficiado por isso, aparecendo em todas as partes do campo e avançando bastante. Giovanni Augusto é um pouco mais preso na direita, mas por vezes tinha liberdade para sair.
Com Guilherme recuado pelo lado direito, Giovanni Augusto teve liberdade para aparecer pelo lado esquerdo.
Além de criar e jogar com a bola no pé, os times de Tite sempre se mostraram coletivos, todo mundo tem de marcar. E por mais improvável que pudesse parecer, Guilherme também vem pegando o espirito da coisa. Ontem, por várias vezes deu o primeiro bote ou apareceu na sobra, até mesmo para ajudar o volante Bruno Henrique. Obviamente, a frequência com que vamos vê-lo fazendo isso é menor do que víamos Renato ou que vemos Giovanni, porém, um ou dois desarmes podem fazer toda a diferença.
Guilherme dando combate quase na entrada da área de Cássio. 
Por mais que muitos não tenham destacado ou percebido, ontem foi sim uma atuação respeitável e empolgante do camisa 10. Toques rápidos e inteligentes marcaram a partida do meia, que como mostramos no texto, se apresentou em todos os lugares do campo.

O tempo deve ser o responsável por um funcionamento ainda melhor desse meio de campo, e acima de tudo, uma adaptação cada vez mais completa de Guilherme. Tite sabe bem o que faz e aos poucos dá o encaixe desejado a esse time.


Compartilhar: Plus