Procura-se um arqueiro

Muitos consideram a Seleção Argentina como a mais bem servida de atacantes do mundo, com grandes jogadores como Lionel Messi, Sergio Aguero, Gonzalo Higuain e Carlos Tevez. Além dos jovens jogadores em grande fase que tem tudo para brilhar no futuro, como Paulo Dybala, Mauro Icardi, Angel Correa e Luciano Vietto. Em contrapartida, a atual geração de goleiros da albiceleste deixa muito a desejar.

Os argentinos têm em sua história grandes referências embaixo das traves como Ubaldo Fillol, sendo para muitos o maior goleiro da história sul-americana e vencedor da Copa do Mundo de 1978, Nery Pumpido, que foi campeão da Copa do Mundo de 1986 levando apenas cinco gols na competição, Sergio Goycochea, que mostrou sua importância como grande pegador de pênaltis na Copa do Mundo de 1990 e Roberto Abbondanzieri, o mais recente grande goleiro argentino e multi-campeão com o Boca Juniors na década passada. Apesar de tantos arqueiros de peso durante sua rica história, atualmente a Seleção Argentina é servida de nomes sem grande prestígio no cenário mundial.
O histórico Ubaldo Fillol na Copa de 1978.

Sergio Romero: Por mais que tenha conquistado o título olímpico em 2008, não tem passagens expressivas por clubes, tendo garantido título apenas no AZ Alkmaar da Holanda. Hoje amarga reserva de David De Gea no Manchester United, sendo titular somente em 6 partidas na temporada e com uma atuação muito mediana. Foi o titular da última Copa e apesar de ter feito papel digno, não imprime a confiança necessária.

Nahuel Guzmán: Outro selecionado da albiceleste, é arqueiro do Tigres-MEX, finalista da Copa Libertadores da América de 2015 e vencedor do torneio Apertura na Liga MX no mesmo ano. Raramente termina uma partida sem levar gol e frequentemente recebe cartões, sendo até expulso em algumas partidas. Homem de confiança de Tata Martino, a sua boa saída de bola com os pés é um dos grandes motivos de sua convocação.

Mariano Andújar: Tem como maior conquista a Libertadores da América de 2009 com o Estudiantes de La Plata, sendo convocado pela primeira vez à Seleção por esse título. Nas atuações mais recentes, defendeu o Catania até 2014, onde levou 85 gols em 60 partidas, e o Napoli, sendo reserva por praticamente todo o período que atuou pelo clube italiano. Retornou ao Estudiantes em 2015.


Wilfredo Caballero: Herói do Manchester City na conquista da Capital One Cup, é considerado como um dos melhores goleiro argentino da atualidade. Tem como maiores títulos conquistados o Mundial sub-20 de 2001, a Libertadores e o Intercontinental de 2003 e os jogos Olímpicos de 2004. Caballero é reconhecido por sua grande atuação com o Málaga na UEFA Champions League de 2012-2013. Com apenas cinco gols sofridos na fase de grupos, o goleiro levou seu clube à liderança do grupo C, que tinha como adversários o Milan, o Zenit e o Anderlecht. Passou das oitavas de final levando apenas um gol do Porto mas acabou caindo para o vice-campeão Borussia Dortmund, sofrendo 3 gols do time alemão. Mesmo sendo reserva para Joe Hart no clube de Manchester, Willy Caballero já foi muito requisitado para a seleção pelos argentinos, embora nunca tenha sido convocado por nenhum treinador.

Para assumir a responsabilidade de ser destaque em goleiros, a Seleção Argentina conta como sua maior promessa o jovem de 22 anos Gerónimo Rulli. Surgindo de forma tardia no Estudiantes, foi considerado um dos melhores goleiros do Campeonato Argentino, sendo o goleiro menos vazado nos dois anos que passou pelo clube na competição nacional. Por sua grande passagem em sua terra natal, o arqueiro foi contratado pela Real Sociedad, conseguindo garantir sua titularidade logo após um período instável. Possui uma média de quase 7 pontos no Campeonato Espanhol e ajudou o time a bater uma meta de 5 jogos sem perder na temporada. Convocado apenas uma vez para a seleção, o jovem ainda precisa amadurecer em quanto à sua afobação, que pode lhe custar a confiança do treinador e da sua torcida.
Gerónimo Rulli é o mais promissor para dominar a posição na seleção argentina
Outras grandes promessas são o titular da Seleção sub-20 Augusto Batalla, que joga pelo River Plate, clube que mais forneceu goleiros para a Argentina, José Devecchi, jogador do San Lorenzo e Agustín Rossi, do Estudiantes, todos com 20 anos de idade. Os 3 jovens foram os convocados por Humberto Grondona para o Mundial sub-20 de 2015 e para o Sulamericano sub-20 do mesmo ano, torneio onde foram campeões, com Batalla levando apenas 5 gols em 8 partidas. 
Augusto Batalla é grande responsável da conquista do Sulamericano sub-20

Conseguirá a Albiceleste retornar a glória de ter grandes nomes no futebol mundial com seus jovens arqueiros? 
Compartilhar: Plus