MODÃO CAIPIRA #32 - O Galo Azul


Hoje o assunto do Modão é o Rio Claro Futebol Clube. O Azulão foi fundado em 1909, portanto já tem 106 anos, e essa longa história é bastante rica, e contaremos um pouco dela ao longo desse texto.

Começaremos falando um pouco da atualidade. Em 2016 o Galo Azul disputa o Paulistão pela 3ª vez consecutiva, e pela 6ª vez na história. 

Vindo de uma campanha ruim em 2015, quando se salvou do rebaixamento por apenas 1 ponto, o time do técnico Luis dos Reis quer ao menos repetir a campanha de 2014, quando se salvou do rebaixamento com tranquilidade, e ainda ficou a apenas 3 pontos de conseguir a classificação para a segunda fase. Para saber mais sobre as expectativas desse ano, confira nosso Guia do Paulistão 2016.

A década de 2000 foi muito boa para o Rio Claro. A história de acessos se mistura à história do treinador Paulo Roberto Santos. Em 2001, disputou a extinta B2 (quinto nível estadual) e conquistou o acesso para a B1 (atual Segunda Divisão, quarto nível estadual). Logo no ano seguinte, mais um acesso, e dessa vez com o título. Paulo Roberto começava a fazer história no comando do Azulão, mas ainda tinha muito mais por vir.
O treinador é ídolo do clube


Em 2005, mais uma vez entrou em ação o “Rei dos Acessos”, e o time do Rio Claro conseguiu subir da A3 para a A2. O jogo do acesso foi muito emocionante. Jogando em Jaú, contra o XV de Jaú, o Rio Claro precisava da vitória, enquanto o mandante jogava apenas por um empate para chegar ao segundo nível do futebol paulista. Luciano Gigante abriu o placar pro Galo Azul, mas o XV chegou ao empate. Mas quando a torcida já estava comemorando o acesso, apareceu novamente Luciano Gigante, aos 47 do segundo tempo para selar o acesso do Rio Claro e frustrar a torcida do Galo da Comarca.
Jogadores comemoram o acesso em 2005
O ano de 2005 trouxe mais emoções para os torcedores rio-claristas, pois o time ainda conquistou o vice-campeonato da Copa Paulista, perdendo a final para o Noroeste de Bauru.
Em 2006, ainda sob o comando de Paulo Roberto, veio mais um acesso, e esse foi o mais importante da história. Depois de muito tempo, o Rio Claro Futebol Clube conseguiu chegar a primeira divisão estadual. O jogo do acesso foi disputado contra o Palmeiras B, no Palestra Itália, e o Azulão venceu por 2x0 com gols de Edson Batatais e Luciano.

Na estreia na elite, em 2007, o clube conseguiu uma honrosa 12ª colocação, e de quebra ficou com uma das vagas para a Série C do Brasileirão. No campeonato nacional, conseguiu a classificação para a segunda fase como líder de seu grupo, que contava com Volta Redonda, Friburguense e Noroeste. Mas, na segunda fase conquistou apenas duas vitórias em seis jogos, e foi o lanterna do grupo, que contava ainda com Guarani, Vila Nova-GO e CRAC-GO.

Depois disso, o Azulão foi uma verdadeira gangorra nos três anos seguintes. Em 2008, foi rebaixado para a Série A2 tendo a pior campanha entre os 20 clubes da elite. Em 2009, já conquistou o direito de voltar para a elite.

Dessa vez, o treinador não era Paulo Roberto, mas sim Karmino Colombini, e no ano do centenário do clube, conseguiu o acesso e o retorno imediato para a Série A1 do Paulistão. O jogo do acesso foi disputado em Taquaritinga, e um empate por 1x1 bastou para a equipe do Galo Azul comemorar.


Em 2010, porém, a campanha do Rio Claro não foi nada boa e o time acabou sendo rebaixado novamente. Um fato no mínimo estranho aconteceu na última rodada. O Azulão perdeu para o Corinthians por 5x1, mas o resultado de Portuguesa x Ituano definiria o futuro do clube de Rio Claro, assim como o do clube de Itu. Se a Portuguesa vencesse ou empatasse, o Ituano seria rebaixado, e no primeiro tempo a Lusa fez 2x0. Porém, estranhamente, após o intervalo o time da Portuguesa “parou” de jogar, e o Ituano virou o jogo, se mantendo na elite e rebaixando o Rio Claro. Esse foi o jogo que marcou a aposentadoria de Juninho Paulista dos gramados.

Permaneceu na Série A2 entre 2011 e 2013, quando conquistou novo acesso. Dessa vez, a conquista veio com um vice-campeonato, pois perdeu a final para a Portuguesa. Derrota em casa por 2x1, e vitória fora por 1x0 foram os dois resultados das finais. E adivinhem quem era o treinador da equipe nessa competição? Sim, ele mesmo, Paulo Roberto Santos. Mais uma vez ele chegou em Rio Claro com a missão de subir o time de divisão, e novamente ele conseguiu!
Contra a Portuguesa, vitória e mais um acesso.
Desde então, o Galo Azul se mantem na elite, e esse ano busca mais uma vez a permanência.
Uma curiosidade é que o Galo Azul está a 25 anos sem perder para seu rival local, o Velo Clube, conhecido como Galo Vermelho. Para um dérbi, esse tabu é muito considerável.

Outro fato interessante é que jogando em seu estádio, o Doutor Augusto Schmidt, ou Schimdtão, o time nunca perdeu nem para Santos e nem para Palmeiras, o que mostra a força da torcida quando o time joga em casa.

A expectativa dos torcedores é que essa fase boa do Rio Claro FC continue, e que o time possa crescer cada vez mais, cavando sempre um lugar entre as principais equipes do estado, e buscando também se tornar importante no âmbito nacional!
Compartilhar: Plus