Falta equilíbrio


Em jogo válido pela 25ª rodada do campeonato inglês o Everton visitou o Stoke City e nem o bom sistema defensivo do time de Mark Hughes conseguiu evitar mais uma demonstração da qualidade ofensiva dos Toffees: vitória por 3x0.

Tornou-se comum nessa temporada o Everton marcar muitos gols nas partidas. Para se ter uma noção disso, o time de Roberto Martinez marcou, apenas na Premier League, 46 gols. Número de gols digno de time que briga pelo título, literalmente, já que os dois primeiros colocados (Leicester e Manchester City) tem apenas dois gols a mais. Sendo assim, o time da cidade de Liverpool tem o terceiro melhor ataque da competição.
Deulofeu (2 gols e 8 assistências), Barkley (8 gols e 7 assistências) e Lukaku (16 gols e 5 assistências) são os principais responsáveis pelos excelentes números do ataque do Everton nesta temporada.
Porém, mesmo tendo um ataque de tanta qualidade e contando com o vice artilheiro do Campeonato inglês (Lukaku), o Everton ocupa apenas a oitava colocação. Isso se deve ao desequilíbrio da equipe de Roberto Martinez; ao mesmo tempo em que tem um ataque tão forte, os Toffees não defendem com a mesma qualidade. Por isso, o time tem a oitava pior defesa (sofreu 34 gols) e, junto com Liverpool, são as únicas duas equipes das 10 primeiras colocações que estão dentre as 10 defesas mais vazadas da Premier League.

Para os amantes do futebol e que não torcem para o Everton, esse desequilíbrio já proporcionou grandes jogos, repletos de gols, como o 3-3 contra o Bournemouth e a derrota por 4-3 diante do Stoke City, válidos pelo primeiro turno da liga.
Roberto Martinez tem encontrado problemas em fazer com que o Everton defenda tão bem quanto ataca.

Defesa Jovem

Nessa temporada, em diversas partidas a dupla de zaga foi formada por Stones (21 anos) e Funes Mori (24 anos). E para completar a defesa com idade baixa, o jovem Galloway foi o responsável por substituir o excelente lateral esquerdo Baines. Talvez a inexperiência tenha pesado e prejudicado o time. Por exemplo, o experiente Jagielka não participou de 14 partidas e desses jogos os Toffees venceram apenas 5.

No Caminho Certo

A vitória contra o Stoke foi a terceira seguida do Everton, todas por 3x0. Isso demonstra que o ataque continua sendo um dos melhores da Inglaterra, mas mostra também que a principio o técnico Roberto Martinez está conseguindo melhorar o sistema defensivo dos Toffees. Uma curiosidade sobre essas três últimas vitórias é que Stones não jogou nenhuma dessas partidas. A dupla de zaga foi formada por Funes Mori e Jagielka.

Os números mostram que realmente o time melhorou na defesa. Se em média os adversários do Everton conseguem finalizar 13.1 vezes, nas últimas três partidas contra Carlisle, Newcastle e Stoke cada um finalizou, 10, 7 e 10 vezes respectivamente.
Nos últimos 4 jogos Funes Mori e Jagielka formaram a dupla de zaga do Everton e em três partidas os Toffees não sofreram gol.
Portanto, se Roberto Martinez conseguir fazer com que seu time melhore na parte defensiva os Toffees podem brigar por uma vaga na Liga Europa. Até porque os adversários diretos também estão inconstantes, logo, um time com um ataque tão bom quanto o Everton, se conseguir uma evolução defensiva, pode ser um forte candidato para se classificar para a uma competição européia, seja com uma defesa jovem ou mais experiente, basta Martinez encontrar esse equilíbrio.

Compartilhar: Plus