Paul Pogba - O volante Showman


O termo 'Showman' no futebol em geral é usado para jogadores de estilo de jogo vistoso, com dribles e jogadas de efeito. Normalmente meias e atacantes são lembrados, mas um volante, por mais qualidade que se tenha, é difícil de imaginar. Paul Pogba é a exceção.

Vindo de graça em 2012 do Manchester United, onde não conseguiu espaço na equipe de Ferguson, Pogba se mostrou uma estrela em ascensão desde sua chegada a Itália. Com razoável poder de marcação e muita qualidade de passe, o francês chamou atenção com belos gols de longa distância. Inicialmente alternando entre o banco e a titularidade, assumiu definitivamente a titularidade (ainda como um coadjuvante) na temporada 13/14, ganhando inclusive o prêmio Golden Boy de 2013.

Porém na temporada 14/15 uma outra característica começou a ganhar destaque no jovem jogador: Pogba se tornou cada vez mais desequilibrante nos dribles, com jogadas visualmente plásticas e que mostraram o lado "Showman" do volante da Juve. O destaque do atleta foi tanto que ele foi citado entre os 23 atletas indicados a bola de ouro de 2014.


Entretanto, uma lesão na reta final da temporada comprometeu seu rendimento nos últimos jogos da Champions League. Com a saída de Tévez, Pirlo e Vidal, Pogba recebeu a camisa 10 e junto com ela a responsabilidade de que teria de ser o principal protagonista da equipe. Entretanto, para boa parte da torcida e da imprensa italiana, o volante ainda não estava pronto para assumir esse papel, principalmente pelo desempenho nesses jogos decisivos.

O começo da atual temporada foi instável e obviamente a pressão do mau momento da Juventus recaiu sobre o camisa 10, que vinha bastante irregular, sendo inclusive alvo de críticas. Porém, com o tempo, a equipe de Turim foi se acertando e viu-se a partir daí a melhor versão até então de Pogba na carreira. Ao lado de Paulo Dybala, o francês assumiu o protagonismo e é hoje a maior referência técnica da equipe.

Ditando o ritmo de jogo, Pogba mostra recursos técnicos muito acima da média em vários aspectos. A qualidade de domínio, passes, arremate de longa distância e os cada vez mais surpreendentes dribles do atleta, são vistos em pouquíssimos jogadores do futebol mundial atualmente. Tamanha capacidade técnica fazem o seu impressionante porte físico ser mero detalhe. Um bônus que não seria tão sentido se ele não o tivesse. Hoje não é absurdo dizer que Paul Pogba dá um show a cada rodada.


A evolução do francês é notada a cada temporada. Seu rendimento impressionante em 2015 garantiu-lhe pela primeira vez a presença na seleção do mundo da FIFA e esse deve ser só o começo. Se não sofrer com lesões e continuar evoluindo, pode chegar ao nível dos melhores da história em sua função. Sempre dando espetáculo.
Compartilhar: Plus