David Alaba: o verdadeiro significado de um jogador completo


Na atual temporada de 2015/2016, uma das equipes que mais vem encantando o mundo do futebol é o Bayern de Munique. Com um futebol ofensivo e de muito toque de bola, a equipe já marcou 46 tentos em 17 jogos na Bundesliga (segundo melhor ataque atrás do Borussia Dortmund, que já balançou as redes 47 vezes) e tem a melhor defesa, que sofreu apenas 8 gols, uma marca impressionante. Na Champions, o sucesso também é grande, onde foi líder de seu grupo e goleou o Arsenal por 6x1.

O alto rendimento do gigante da Baviera se deve muito a Pep Guardiola, o espanhol vem inovando cada vez mais com suas táticas ofensivas. Além de Pep, devemos citar os jogadores da equipe, Neuer, Boateng, Lewandowski, Douglas Costa e é claro, David Alaba.

Austríaco, filho de um pai nigeriano e de uma mãe filipina, tímido e carismático que ajuda refugiados (entregou pares de tênis em um campo de refugiados), o lateral/ala/zagueiro/volante/meia, sem alardes, vem fazendo uma temporada sensacional, é incrível a capacidade do 'trakinas' atuar tão bem em tantas posições.

Mas como Alaba consegue ser tão polivalente? Para isso há dois motivos, o primeiro, é claro, é sua incrível técnica em inúmeros fundamentos, como podemos ver neste vídeo:
Assistindo o compacto de jogadas do austríaco, podemos perceber muitas coisas, vamos separar por itens:

- Onipresente: Alaba está em diversos lugares do campo, na defesa, na área adversária, na faixa esquerda do campo, pela meiuca, enfi, muito se deve as diferentes funções dadas por Guardiola, mas o principal mérito é dele, que se multiplica em campo.

- Velocidade: Todo (ou quase todo) lateral tem que ter uma boa velocidade, e Alaba tem. Seu pique é muito veloz, tanto que é apelidado de "supersonic", repare também que o austríaco sempre carrega a bola de cabeça erguida, olhando as opções de jogada.

- Passes: Correr de cabeça erguida é uma vantagem para Alaba, desta forma ele sempre percebe as melhores opções de passe, tanto curtos, e principalmente longos. Os passes efetuados pele camisa 27 são ótimos em sua maioria (92.5% de aproveitamento).
Finalizando cada vez melhor, vê-lo marcando já não é mais tão raro.

- Chutes: É um do jogador de ótima finalização, sempre levando perigo a meta adversária, seja na bola parada ou em chutes de longa distância quando encontra espaço. Esse é um dos aspectos em que ele vem mostrando maior crescimento, finalizando cada vez mais e melhor.

Físico: Apesar de ter sofrido algumas lesões, Alaba demonstra um físico incrível, é capaz de correr intensamente por 90 minutos, se fazendo presente em todas as zonas do campo, como dito anteriormente.

- Marcação: É excelente marcador, tanto que por vezes é escalado como zagueiro. O austríaco faz 1.6 interceptações por jogo e efetua 0.9 desarmes por partida, bons números, considerando que nem sempre joga na zaga na atual temporada.
Suas inúmeras qualidades são ainda mais evidentes na seleção da Áustria, onde assume o protagonismo.

Além de todas as características analisadas, podemos citar mais outras qualidades de David Alaba, como a enorme capacidade nos dribles curtos e, acima de tudo, seu ótimo controle de bola. É notável então que o "Coringa de Guardiola" joga em tantas posições pela sua habilidade em diversos fundamentos e também por sua inteligencia e experiencia. Sua noção tática é excelente e precoce: Alaba era um 'assistente técnico' no sub-11.

Assim como analisamos suas qualidades, vamos a uma espécie de linha do tempo da evolução no posicionamento do jogador:

Bayern B: Jogou no Bayern B pela meia esquerda, onde foi o principal nome da equipe campeã da 3. Bundesliga na temporada 2009/2010.

Hoffenheim: Alaba chegou ao Hoffenheim por empréstimo do Bayern, onde no começo teve poucas chances. Durante esse período, foi utilizado como volante, e se saiu muito bem, sendo peça chave no 4-3-3 do técnico Marco Pezzaiuoli, terminando em 11º lugar daquele campeonato de 2010/2011.
O austríaco foi bem no Hoffenheim, garantindo seu retorno ao Bayern

Bayern (2011/2012): Após regressar do empréstimo, Alaba estava novamente em casa. Treinado pelo alemão Jupp Heynckes, não teve chances como volante, e graças ao acaso foi deslocado para a lateral esquerda, tendo o papel de ser um lateral vertical, se tornando assim peça chave da equipe vice campeã da UCL, que Alaba não jogou a final (estava suspenso).

Bayern (2012/2013): Já consolidado como lateral esquerdo do time bávaro, Alaba foi fundamental na tríplice coroa. Foi talvez sua melhor temporada até aqui e o credenciou a seleção da UEFA no final da temporada.

Bayern (2013/2014): Consolidado agora como um dos melhores na posição no mundo, David Alaba teve sua primeira temporada comandado por Guardiola, onde continuou como lateral esquerdo, mas desta vez, ajudando mais a compor o meio e armar as jogadas (juntamente a Lahm).

Bayern (2014/2015): Devido a necessidades do clube, Guardiola escala Alaba como zagueiro, uma espécie de líbero. O austríaco faz temporada sólida atuando naquela posição, protegendo a esquerda para o jovem Bernat avançar, e avançando quando Xabi Alonso recuava para fazer o papel de zagueiroma solução engenhosa de Pep.
Alaba se entende muito bem com o gênio Guardiola.

Bayern (2015/2016): Alaba vem atuando por várias posições, começou como lateral esquerdo, devido a algumas deficiências no elenco foi deslocado a zaga novamente, e agora vem atuando como volante em algumas partidas.

Áustria: Na Áustria, Alaba sempre atuou pelo meio, tanto como volante, quanto como centrocampista e mais adiantado, desempenhando a função de armador. Foi o principal nome do time Osterich nas eliminatórias para a Euro 2016, onde a seleção se classificou em primeiro no seu grupo.

Sem fazer muito alarde, o jovem austríaco de 23 anos já pode ser lembrado como um dos melhores jogadores do mundo facilmente. Mesmo não atraindo holofotes, ele vem provando suas qualidades e ainda irá evoluir muito no futebol. O camisa 27 que foi de excelente lateral, para importante peça no meio e comandante na zaga, irá certamente ser lembrado como um dos melhores da história algum dia. Alaba é um "Deus", sim um "Deus", pelo menos para Pep Guardiola que afirmou isso em uma entrevista, e claro, para os milhões de torcedores do Bayern espalhados pelos 4 cantos do planeta.
Compartilhar: Plus