Coutinho, o blindado


E por mais uma vez, Philippe Coutinho, atravessa algo que já se torna rotineiro em sua curta carreira: uma má fase. Nos últimos jogos foi facilmente um dos piores em campo, não desarmava, não driblava, não conseguia criar jogadas e por estar agoniado para deixar sua marca, limitava-se apenas a arriscar chutes pífios de fora da área, sem obter sucesso em nenhum. Nos últimos 6 jogos do Liverpool, Coutinho não participou de nenhum gol, seja com tentos ou assistências, atuações ridículas para alguém de sua qualidade.

Se há uma palavra que pode definir o meia atacante do Liverpool, essa palavra é instabilidade. É incrível que em toda temporada com a camisa dos Reds, o jogador passa por um ou dois momentos turbulentos onde joga um mau futebol, não consegue chamar a responsabilidade, incorporar a aura de protagonista e resolver. E o mais impressionante de tudo é a blindagem que Coutinho recebe. Seja da imprensa, dos treinadores que dificilmente o deixam no banco de reservas por um jogo ou de uma boa parcela de torcedores e simpatizantes do clube, que insistem em colocar o brasileiro como um jogador de nível mundial, um dos melhores da posição na Europa, ou o melhor meia ofensivo da Premier League, coisa que claramente não é, não por enquanto.
O brasileiro erra mais do que acerta nos últimos jogos
Há um certo exagero de pessoas na internet quando se fala de Philippe Coutinho. Muitos o tratam como um craque já consolidado e uma das salvações da seleção brasileira. No entanto, o que se vê na verdade é apenas o crescimento de outros compatriotas aliada a irregularidade de Coutinho. Poucos são os que abrem a boca para o criticar e falar sobre sua má fase. Apenas dizem que ele é injustiçado por Dunga e sofre demais para carregar o time do Liverpool nas costas, é sempre mais do mesmo, pouco se cobra do meia tupiniquim.

Vários diziam que seu baixo rendimento tinha a ver com o esquema tático de Rodgers, ex-técnico do Liverpool, fato que não se comprovou, já que também sobre o comando de Klopp ele segue decepcionando. Outros afirmam que seu mau futebol se deve ao fato de jogar com um elenco extremamente limitado. Ora, pode até ser verdade, mas é importante lembrar que Suárez com um time bem pior que o atual ao lado, sempre conseguiu resolver e conduzir o time a altos voos, sendo extremamente constante e regular. E foi assumindo esse protagonismo e responsabilidade que o uruguaio se tornou um jogador de nível mundial e um dos mais prestigiados do mundo em sua posição.
O craque Suarez nunca precisou de um time extremamente arrumado para se sobressair, falta isso a Coutinho

Outro ponto importante a se citar, é a questão das frequentes lesões do jogador, que acabam por várias vezes quebrando uma boa sequência de jogos. Muito cobra-se de Daniel Sturridge por suas lesões e por esse "ser de vidro". Por outro lado pouco fala-se do brasileiro, que mesmo que com menor frequência, também tem seus problemas musculares que acabam prejudicando seu desenvolvimento, algo que já ocorreu nessa temporada.

Se Coutinho busca mesmo se tornar figurinha carimbada na seleção ou um jogador world class, é necessário mais do que lampejos de jogadas geniais e sequências curtas de bons jogos que logo depois acabam. Para chegar a esse patamar, o garoto revelado pelo Vasco da Gama precisa de regularidade, algo mais do que fundamental na carreira de qualquer atleta.

Essa segunda metade de temporada, pode ser um divisor de águas na carreira de Philippe Coutinho. Será que com a confiança de Klopp, o meia pode vir mais uma vez decolar e se firmar como um dos grandes protagonistas brasileiros da Europa, sendo disputado por grandes clubes? Ou será eternamente apenas um bom nome do campeonato inglês que dá a impressão de nunca ter conseguido jogar o máximo de seu potencial?
Coutinho conta com a confiança e apoio de Klopp. O treinador pode ser essencial na afirmação do meia

Resta aos torcedores do Liverpool apenas torcer e esperar. Mas uma coisa é certa: a paciência acabou e a cobrança começou.
Compartilhar: Plus