A experiência do futebol aos olhos de um interiorano


Você, morador da cidade que seu time está situada, me desculpe, mas nunca terá essa experiência que eu, esse mero escritor de blog tive. Algo realmente glorioso e emocionante. Para situar as idéias, sou cruzeirense e moro no Sul de Minas Gerais. Por uma feliz coincidência de fatos, fui a Belo Horizonte num ensolarado sábado, quando pude assistir (ou acompanhar) Cruzeiro e Chapecoense, válido pelo Campeonato Brasileiro de 2014. 

Eu e um amigo aguardávamos ansiosamente pelo momento. Fomos para o Mineirão com duas horas de antecedência. Parecíamos perdidos perto daquela imensidão colossal de concreto. Éramos visivelmente estrangeiros ali. Nos comportávamos como turistas, entusiasmados demais pela ideia que iríamos finalmente ver de perto o que já tínhamos inúmeras vezes visto na televisão. 
O Mineirão: um sonho realizado. 



As duas horas duraram dois anos. Finalmente entramos. Antes do início do jogo, comemos o famoso tropeiro do Mineirão. Existe toda uma polêmica envolvendo o prato, uma vez que o ovo que o acompanhava fora vetado alguns meses antes da partida. Todo caso, foi o melhor tropeiro que eu já comi na vida. 

Mas a melhor parte foi a entrada no estádio. Os túneis depois da catraca eram intermináveis, o que aumentava ainda mais minha expectativa. Mas a primeira visão da imensidão do Mineirão, tal qual uma aurora boreal, me fez perguntar ao meu, igualmente estupefato, amigo se aquela visão era real. E era. Eu não acreditava no que via. Finalmente, depois de todos esses anos assistindo aquele maravilhoso local na televisão, eu estava lá. Toda a magia, a energia presente no local penetra e envolve seu corpo trazendo um dos sentimentos mais puros e sinceros que senti. 
A torcida: energia contagiante.


Era hora do jogo começar. Eu e meu amigo gritamos todas as músicas para recepcionar a equipe celeste em campo. Via meus ídolos a metros de mim. Não acreditava na visão. Não conseguia. Mas era real. Meu coração batia mais forte a cada instante. O grito da torcida nos envolvia. Inesquecível. 

No jogo, o Cruzeiro venceu por quatro a dois. Um excelente jogo, com muitos gols e jogadas bonitas. A cada gol, eu perdia a voz. Gritava como um louco. Estava verdadeiramente feliz. Como se o universo conspirasse para que tudo naquela tarde desse certo. E deu. 
O jogo: mais uma vitória para o futuro campeão.


Após o término da partida, observava as pessoas saindo do estádio. Estavam normais. Sem muitas reações. Eu havia sentido as melhores sensações da minha vida até então enquanto os outros estavam normais. Acredito que a raridade do evento estimula o quanto se sente. Vai saber. 

A maior magia do futebol, para o interiorano, é a energia que o envolve. Você, amigo interiorano, sinta-se apoiado por um amigo, que entende o que você passa. Mas eu garanto: ir ao estádio será uma das maiores experiências da sua vida. Só não se acostume com isso. 
Compartilhar: Plus