A esquecida passagem de Dios em Sevilla


Maradona e sua genialidade dispensam comentários. O craque argentino foi um dos melhores jogadores de todos os tempos, tendo em seu currículo o Campeonato Argentino de 1981 pelo Boca Juniors, uma Copa do Rei, Copa da Liga e Supercopa da Espanha pelo Barcelona em 1983, os Campeonatos Italianos de 1987 e 1990, Copa da Itália de 1987, Copa da Uefa de 1989 e Supercopa da Itália em 1990 pelo Napoli, raríssimos feitos, já que os únicos 2 nacionais vencidos pelo clube do Sul da Itália foram na presença e protagonismo de Diego. Além de ter conquistado uma Copa do Mundo em 1986, tendo feito por muitos, a melhor atuação individual de todas as Copas.

Em 91, depois de 7 anos gloriosos no Napoli, Maradona é flagrado no exame antidoping, mostrando ao mundo seu vício em cocaína. Além disso, foi comprovada a sua ligação com a Camorra, a máfia napolitana, causando sua suspensão do futebol por quinze meses.
Em 92, após cumprir sua pena, ele decide deixar o Napoli e assina com o Sevilla , aos 31 anos de idade. O início foi promissor, logo em sua estréia contra o Bilbao fora de casa, Maradona deu uma assistência em uma cobrança de falta. Na semana seguinte, contra o Zaragoza, Diego marcou de pênalti, no entanto, sua discreta passagem pelo clube espanhol é desconhecida por muitos, justamente por não ter sido muito marcante, Maradona estava acima do peso e protagonizou inúmeras saídas noturnas.

O atual treinador do Atlético de Madrid, Diego Simeone e o Croata Davon Suker também faziam parte do elenco do clube de Andaluzia. O croata marcou 13 gols na liga espanhola naquela temporada e chegou a declarar idolatria pelo argentino: "Nunca percebi como ele fazia aquilo. Eu virava-me de costas, corria e a bola vinha aos meus pés. Sou o único croata a ter sido colega de time do Maradona e tenho um orgulho enorme nisso".

O grande jogo de Maradona pelo Sevilla foi contra o Real Madrid (vídeo). Ele driblou, fez grandes passes, deixando seus companheiros em boas condições para marcar várias vezes, distribuiu uma assistência para Suker, sofreu várias faltas e ainda provocou uma expulsão.

Maradona disputou 29 jogos pelo clube, marcando 7 gols e dando 10 assistências. No fim, não foi uma excelente passagem, o Sevilla terminou o espanhol em sétimo lugar. Todavia, o lendário argentino demonstrou lampejos daquele que foi um dos maiores da história do esporte.
Compartilhar: Plus