Jorge - O ponto positivo no ano do Flamengo


O Flamengo de 2015 começou com poucas opções para o sistema defensivo, mais especialmente nas laterais. Anderson Pico mesmo em péssima forma física era o titular sem grande concorrência. Thallyson veio como aposta e não convenceu. Apesar disso, a diretoria não olhou de imediato para um talento que se destacava na base. Ao invés de dar chances a Jorge, o badalado Pablo Armero foi contratado para titularidade. Porém, alguns fatos levaram Jorge, que havia sido o melhor lateral-esquerdo do mundial sub-20 deste ano, a titularidade. As saídas por empréstimo de Anderson Pico e Thallyson e a convocação de Armero para a Copa América abriram brecha para que o jovem jogador fosse titular diante do Joinville. A atuação segura defensivamente e destacável ofensivamente foram o suficiente para mostrar que ali havia um jogador a nível para a titularidade no Flamengo.
Jorge havia recebido raras oportunidades no time principal, mas
contra o Joinville mostrou que poderia ser aproveitado efetivamente

A partir daí Jorge praticamente não saiu mais do time. Com destacada tranquilidade para um jogador de 19 anos, demonstrou ter efetivamente tudo que é necessário para um bom lateral. Boa resistência física, qualidade técnica para dribles ou passes e efetividade nos desarmes (tanto que teve uma das 3 melhores médias de desarmes do Brasileirão com 4,1 desarmes por jogo, atrás apenas de Rodrigo Dourado e Anselmo, ambos com 4,3).

Em meio a impressionante irregularidade do Flamengo no campeonato, Jorge foi provavelmente o jogador mais regular do clube no campeonato. Segundo o Whoscored sua pior atuação no campeonato teve nota de 6,49 o que mostra que o jogador não teve nenhuma partida comprometedora durante o torneio. Além disso, o lateral também teve a maior nota média no elenco com 7,24 (sendo também a oitava maior do campeonato).

Jovem, bastante regular, com qualidades destacadas para a posição e nenhuma deficiência comprometedora para a função, Jorge tem tudo para seguir progredindo e quem sabe tornar-se um jogador a nível de futebol europeu e seleção brasileira. Em meio a uma temporada que não vai deixar saudades para o torcedor rubro-negro, o despontar do garoto foi certamente o melhor ocorrido na temporada de 2015 do Flamengo.
Compartilhar: Plus