MODÃO CAIPIRA #16 - Pioneiro e surpreendente


A Internacional de Limeira é um grande clube do interior do estado de São Paulo, que carrega um fato muito importante em sua história: é o primeiro campeão estadual entre os times do interior. Este feito foi conquistado em 1986, quando venceu a decisão contra o Palmeiras. Falaremos um pouco sobre esse título ao longo de mais esse Modão.

O Leão, apelido carinhoso da Inter, foi fundado em 5 de outubro de 1913, portanto completará 102 anos daqui a alguns dias. E além desse título marcante, possui  outros títulos importantes em sua história também, como 3 Campeonatos Paulistas da Série A2 (1978, 1996 e 2004) e 2 Campeonatos Brasileiros da Série B (1986, num campeonato que teve 4 “campeões”, e 1988). Nos últimos anos porém, a fase do Leão Limeirense não é das melhores. A última aparição na elite do futebol estadual foi em 2005, quando terminou a competição na lanterna e acabou rebaixado para a Série A2. Em 2008 fez uma campanha muito ruim e foi rebaixado para a Série A3 do estadual, onde se encontra até os dias atuais.

Mas, vamos ao fato principal do texto, que é o título paulista de 1986. O torneio foi dividido em dois turnos, com o Santos vencendo o primeiro e se garantindo nas semifinais. No segundo turno, o vencedor foi o Leão de Limeira, que foi também o time com melhor campanha com a soma dos dois turnos.

Uma das semifinais foi entre Corinthians e Palmeiras. 1x0 pro alvinegro no primeiro, 1x0 pro alviverde no segundo. Na prorrogação, o Palmeiras se garantiu na final.

Do outro lado, Santos e Inter de Limeira disputariam a outra vaga. Com duas vitórias (2x0 e 2x1), o Leão conquistou a vaga na decisão da competição, para enfrentar o fortíssimo Palmeiras, de Edu, Mirandinha, Éder, Mendonça, Amarildo e Martorelli.

A final também foi disputada em duas partidas, ambas no Morumbi. Na primeira partida, um empate em 0x0 e a decisão ficou aberta para o segundo jogo.

No segundo e decisivo confronto, a Inter entraria para a história do futebol paulista, ao vencer por 2x1 e se sagrar o PRIMEIRO CAMPEÃO PAULISTA DO INTERIOR. Os gols da partida derradeira foram marcados por Kita e Tato, com Amarildo descontando para o alviverde da capital.

A equipe que fez história naquele dia 3 de setembro foi a seguinte: Silas; João Luís, Juarez, Bolívar e Pecos; Manguinha, Gilberto Costa, João Batista e Lê (Carlos Silva); Tato e Kita (Gilcimar). O comandante era o saudoso Pepe.



Kita foi o artilheiro da competição com 23 gols marcados, e a Inter ainda conquistou a Taça dos Invictos da Gazeta Esportiva, ao ficar 17 partidas sem perder. Foi uma campanha realmente indiscutível do Leão, com 21 vitórias, 14 empates e 7 derrotas.

Como citado anteriormente, a Internacional também conquistou o título da Série B do Brasileiro naquele ano de 86, num campeonato que foi dividido em 4 grupos e a CBF considerou os campeões de cada grupo como vencedores da competição, e todos conquistaram o acesso para a elite de 87.

A segunda metade da década de 80 foi realmente muito boa para este clube centenário do interior, que infelizmente não vem bem nos últimos anos. Mas, não podemos deixar de lembrar deste título que foi o pioneiro, e abriu caminho para outros títulos de equipes do interior. Parabéns a Internacional  pela conquista que completará 30 anos em 2016, e pelo aniversário de 102 anos que está próximo, e desejamos que o Leão volte aos seus dias de glória e conquiste mais feitos como este.
Compartilhar: Plus