Ainda há esperança?


A Holanda se encontra numa situação extremamente desconfortável. Com apenas 13 pontos em 9 partidas disputadas, a laranja corre o risco de ficar fora da Eurocopa pela primeira vez em 28 anos.

Não era necessário passar por esse sufoco todo, mas as constantes modificações de Hiddink fizeram a equipe perder o foco. Time desorganizado, sem proteção, que agride pouco e passa confiança ao adversário de tentar o contra-ataque, já que a defesa é jovem e inexperiente. As derrotas para República Tcheca e Islândia nas eliminatórias e para México e EUA nos amistosos, mostraram total despreparo, uma equipe fraca taticamente e psicologicamente instável.

Após 4 vitórias, 1 empate, 5 derrotas e milhares de críticas, Hiddink deixou o posto de treinador, assumido por Danny Blind, o auxiliar técnico que teoricamente comandaria a Holanda só na Euro 2016 após uma classificação tranquila...

Na época, a situação era ''confortável'', a Holanda estava na 3ª posição com 10 pontos, dois a frente da Turquia, a classificação seria aos trancos e barrancos, mas parecia possível.

Infelizmente, Blind perdeu seus dois primeiros jogos como treinador, justamente jogos chave, para Islândia e Turquia. A derrota pros turcos por 3 a 0, complicou muito a vida da Holanda que passou a depender de outros resultados para conseguir uma vaga na repescagem.
Sneijder decepcionado, o selecionado holandês não foi páreo para os contra-ataques turcos.
Na partida contra o Cazaquistão em Astana, os holandeses conseguiram sua primeira vitória (2 a 1) sob o comando de Blind, entretanto não foram convincentes, apesar de ter certo domínio sobre o adversário. Para piorar, a Turquia venceu fora de casa a República Tcheca que jogou com os reservas por 2 a 0.

Faltando apenas uma rodada para o fim das eliminatórias, a laranja enfrentará nessa terça, a República Tcheca em casa, precisando vencer e torcer por vitória islandesa contra os turcos na Turquia.  Pode parecer impossível, mas nem tanto. Em 2007, a Rússia precisava vencer Andorra fora de casa e contar com uma vitória da Croácia contra a Inglaterra no Wembley.

A Rússia fez sua parte vencendo pelo placar mínimo, já a Croácia, abriu uma boa vantagem de 2 gols, logo nos primeiros 15 minutos. No segundo tempo, a Inglaterra conseguiu arrancar o empate, mas aos 32, Petric em belo arremate de fora da área decretou a vitória croata e a classificação heroica russa.
Na Euro 2008, a Rússia conseguiu chegar até as semifinais. Será que dá pra acreditar na classificação da Holanda e numa boa campanha na Euro 2016?
Compartilhar: Plus