Apostando alto


Após o surpreendente vice-campeonato da Premier League 2013/2014, esperava-se que o Liverpool se reforçasse para brigar novamente pelo inédito título da Premier League. Foi preciso gastar em inúmeros jogadores, devido ao elenco extremamente curto que estava nas mãos de Brendan Rodgers.

A perda de Suárez e logo em sequência a lesão de Sturridge abalaram a equipe entretanto. Sem entrosamento, e perdendo força no seu melhor setor o Liverpool caiu rapidamente na Champions e fez primeiro semestre lamentável. Durante o período alguns bons jogadores caíram drasticamente de rendimento, a destacar Gerrard e Mignolet por exemplo. Com o tempo (mais precisamente a partir do início de 2015/final de 2014), Brendan Rodgers conseguiu acertar a equipe, recuperar jogadores como Lucas, o próprio Mignolet, além da ascensão de jovens como Emre Can e Phillipe Coutinho. Mas não foi o suficiente para conquistar títulos e ainda assim a equipe fechou a decepcionante temporada com uma melancólica goleada para o Stoke.


Entretanto agora outras mudanças vieram. Sterling, que não queria renovar, saiu para o Manchester City por uma cifra de certa forma acima do que realmente vale. Gerrard que já não acrescentava muito a equipe também saiu para os Estados Unidos antes de encerrar a carreira. Porém, o time foi ao mercado, gastou muito, mas contratou bem. 
Firmino e Benteke, os novos comandantes do ataque dos reds
Para o deficitário ataque 3 opções chegaram. O jovem Danny Ings que se destacou em meio a fraquíssima equipe do Burnley (11 gols e 2 assistências) veio em transferência livre. Outro que chegou, o belga Benteke (ponto negativo apenas o alto custo) deve trazer a força pelo jogo aéreo que faltou ao ataque do Liverpool na temporada. Em alguns momentos na temporada Brendan foi obrigado a apostar em Balotelli em péssima fase e também no dedicado, porém pouco eficaz Rickie Lambert. O ápice dessa deficiência talvez tenha sido ter tido os 2 juntos contra o Chelsea num mata-mata e mesmo assim ambos pouco produziram. Benteke já estreou em um amistoso com um belo gol mostrando que poderá ser o 9 que a equipe precisa. Outro belga, o jovem Origi que disputou a copa de 2014 retorna de empréstimo e pode ser outra boa opção, tendo estilo de jogo mais próximo ao de Sturridge que frequentemente sofre com lesões.

Para municiar ambos veio o meia-atacante brasileiro Roberto Firmino, que apesar da apagada Copa América teve 2 temporadas espetaculares no Hoffenheim. Em 2013/2014 Firmino fez 16 gols e 11 assistências. Em 2014/2015 10 gols e 12 assistências. Desempenho que mostra ser um atleta bem superior ao que foi visto no bagunçado time de Dunga. Além disso Firmino é versátil e joga em praticamente todas as posições do meio pra frente, sendo assim ótima opção para o elenco de Brendan Rodgers. O versátil e experiente meio-campista James Milner veio a custo zero e certamente ainda tem muito a acrescentar na equipe do Liverpool. Milner chega para substituir Gerrard que se não tem a mesma qualidade técnica do ex-capitão, possui um físico e capacidade de marcação muito superiores as que Gerrard mostrou nas últimas temporadas
.

Complementando outro setor deficitário da equipe o ótimo e ainda jovem Nathaniel Clyne chega para reforçar a lateral direita dos Reds. Clyne é considerado por muitos o melhor lateral-direito inglês e os 12,5 milhões de libras parecem ter sido uma contratação de baixo custo. Ainda merecendo destaque o Livepool contratou o zagueiro Joe Gomez de 18 anos e o goleiro Bogdan para a reserva de Mignolet. Ambos vieram por um baixo custo. 

Talvez a equipe não brigue pelo título da Premier League como na temporada mágica de 2013/2014, mas se mostra pelo menos no papel bem mais sólida que a da temporada passada, podendo brigar por vaga na Champions League e fazer melhor campanha em competições de mata-mata. Vale ressaltar ainda que jogadores como Alberto Moreno, Emre Can e Markovic são jovens e fizeram sua primeira temporada na Premier League passada. Jordon Ibe da base vem em franca ascensão e pode alcançar nível melhor ou igual o que Raheem Sterling teve nas duas últimas temporadas. Todos esses jogadores, agora mais adaptados e experientes devem certamente subir de rendimento, tornando o plantel dos Reds muito mais forte do que na última temporada.
Rodgers e seu novo capitão serão muito cobrados nessa temporada
Compartilhar: Plus