2018 é logo ali


“Senhoras e senhores, sejam todos bem vindos a cerimônia de entrega da FIFA Ballon d’Or 2018”
Pois é amigos, se nada sair do planejado, é muito provável que todos nos veremos essa cena daqui a 4 anos. Mas ao imaginar a premiação e toda sua pompa, uma duvida vem a cabeça. Quem irá ser o melhor jogador do mundo, daqui a 4 anos?

Antes de mais nada, é necessário fazer algumas ressalvas. Primeiro, é impossível sabermos se algum garoto que hoje tem 16/17/18 anos, que está em alguma divisão de base, escondido pelo mundo, irá crescer e evoluir tão rapidamente e ganhar o premio em 2018. Segunda ressalva, é que Cristiano Ronaldo e Messi terão 33 e 29/30 anos em 2018, respectivamente. Com essa idade, já não estarão mais em seus auges físicos, e muito provavelmente não serão mais os monstros que são hoje em dia, mas como não tem como prever o crescimento de ambos, vamos esquece-los, e nos atrelar aos nomes que já conhecemos, certo?

Logo de cara, é fácil identificar possíveis cinco nomes que brigarão por esse título: Bale, Hazard, Gotze, Neymar e Reus. Ainda existem outros nomes que correm por fora, como Oscar, Isco, Jesé, Pogba, Januzaj, Thiago Alcantara, Draxler, Muller, entre outros. 

Todos esses nomes que “correm por fora” são excelentes jogadores, todos de times grandes com bons elencos, mas são jogadores que vem mostrando seu futebol nos principais palcos do mundo há pouco tempo, como Januzaj ou Jesé, ou jogadores que jogam em posições “descriminadas” na Bola de O
uro, como é caso de Pogba ou Thiago. Resumindo, são todos grandes jogadores, futuras estrelas, mas provavelmente não os melhores, e não o foco do texto.

Porem, os cinco nomes iniciais são sim os homens que brigarão pelo posto de melhor do mundo. São todos jogadores ofensivos, geniais, com suas particularidades, mas todos já apresentam um futebol alto quilate pelo mundo a fora. Primeiro, falaremos de Marco Reus, o queridinho de muitos. Velocidade, agilidade e uma perna direita bem calibrada para o chute e o passe são as armas desse camisa 11 que não é tão badalado quanto seus rivais, mas que joga tanto quanto. Porem Reus sofre com uma desvantagem, o Borussia Dortmund. O Borussia, apesar de vir de boas temporadas, não é e nem nunca foi um gigante mundial, com poder, camisa e muito dinheiro. É um bom time, que vem se virando bem, mas que não possui um elenco onde cada peça titular possui uma de reposição a altura, e Reus vem sofrendo com isso essa temporada. O Borussia não faz bom campeonato alemão, nem de longe brigou com o Bayern como esperado e ainda chegou a cair mais posições na tabela, e tudo isso por conta de seguidas lesões de seus principais jogadores, que deixaram o time frágil e ofuscaram os excelentes jogos de Marco Reus durante esse período. Resumindo, a Bola de O
uro só irá para casa de Reus, caso ele jogue num elenco que tenha seu nível.
O traidor e o traído. No fim das contas, que se dará melhor? 
Judas ou não, o melhor amigo de Reus, Mario Gotze, percebeu os problemas que o Borussia possuía e tratou logo de ir para o rival: Bayern, e por mais que você o odeie por isso, não tem como negar que com a bola, esse garoto é genial. Rápido, ágil, passes precisos, dribles curtos, Gotze é um dos melhores meias a surgirem na Alemanha nos últimos anos. Jogar pelo meio, ou pelos lados do campo não importa para ele, pois é praticamente certo que quando a bola chegar nos seu pé direito, algo bom irá sair, até por que, ao contrario do Borussia, o Bayern possui um elenco absurdamente bom, praticamente sem pontos fracos, então fica mais fácil e simples jogar, quando seus 10 companheiros também são geniais. E isso se aplica também a sua seleção, pois tanto Gotze quanto Reus fazem parte de uma das melhores seleções do mundo, que provavelmente brigará por todos os títulos enquanto essa geração de craques existirem, fazendo da seleção uma enorme vitrine para o futebol de ambos.

Quem não tem uma poderosa seleção ao seu lado, mas que também faz parte de um belo time é o belga Hazard. Eden Hazard é o camisa 10 da seleção “sensação” do momento, a Belgica, que conta com bons
Ele cresceu. Mas chegará ao nível de um Ballon d'Or?
nomes e vem apresentando um bom futebol, mas que provavelmente não irá conseguir nada além de alguns bons jogos. Porem, com o Chelsea a situação já é diferente. Os Blues não são nenhum “Bayern da vida”, mas tem um belíssimo time, com uma trinca de meias rápidos, municiados pelo veterano Lampard. Tudo isso, sob a batuta do luso Mourinho, que vem melhorando Hazard jogo após jogo, lhe ensinando coisas e fazendo dele o melhor jogador do Chelsea atualmente. Antigamente, Hazard era um grande assistente, dono de passes e e cruzamentos precisos, entretanto, na atual temporada o camisa 17 do lado azul de Londres aliou suas assistências a um faro de gol e a chutes potentes, que o transformaram no artilheiro dos Blues essa temporada, com direito a seu primeiro hat trick, contra o Newcastle.

O quarto nome dessa pequena lista é o camisa 10 de todos os brasileiros, querido por muitos e odiado por muitos, Neymar. O menino da vila, que foi para o Barça, iniciou bem sua trajetória, depois começou a oscilar, o que é natural, e hoje vive uma penumbra sobre sua transferência. A cada nova investigação, se descobre algo de “estranho” quantos aos valores do garoto, que no inicio eram quase 60 milhões de euros, hoje chegam na casa dos 100 milhões, o que levanta muitas suspeitas. Mas o que não levanta suspeitas é seu futebol. O menino que calou a boca dos que ainda duvidavam dele na ultima Copas das Confederações vem evoluindo, aprendendo a ficar mais de pé, ser mais objetivo, a driblar e só parar dentro do gol. É a ginga brasileira, aliada ao pragmatismo catalão em um garoto que corre e dribla muito bem, tem qualidade e ambas as pernas e o principal: é genial. Se isso não te faz crer que esse garoto pode ser um Bola de Ouro, apenas pense que ele joga em um dos maiores times do futebol, com Messi, Iniesta entre outros e na maior seleção da historia. Reflita e admita: Ele é demais.
Quem ganha com a rivalidade somos nós, fãs. 


Porem, o rival de Neymar não fica atrás. Gareth Bale, camisa 11 do Real Madrid é um galês extremamente habilidoso, nem tão driblador, mas muito vertical, não enrola com firulas. Bale é o terceiro o jogador mais rápido do mundo, é forte, cruza como poucos e é dono de uma das trivelas mais precisas que já vi. Mas sem duvida alguma, sua marca é o canhão em sua chuteira canhota. Chutes fortíssimos, precisos, para Bale não existe distancia, ele arrisca sempre, e meu amigo, o arriscar dele normalmente costuma terminar em comemoração para o galês. Fã declarado de Cristiano Ronaldo, Bale demorou a engrenar no Real, foram meses com lesões e jogos abaixo do esperado para alguém que custou 90~100 milhões de euros. Porem, em 2014, um novo Bale se apresentou aos gramados, o Bale que vale tudo isso, que deixou o mundo de boca aberta no Tottenham e que foi eleito o melhor da Premier League. Mas ele quer mais, ele não quer se o melhor da Inglaterra, quer ser o melhor do mundo, e pode conseguir exatamente isso, pois joga em clube gigantesco, com a camisa mais pesada, sempre com elencos recheados de estrelas e brigando por títulos, e que atualmente tem o Bola de Ouro, Cristiano Ronaldo. Mas nem tudo é perfeito, já que Bale é galês, e muito provavelmente jogará “sozinho” na seleção em toda sua trajetória com a camisa da pequena ilha galesa.


Esse é o máximo que podemos fazer: prever. Se acertamos, a resposta virá daqui quatro anos, mas as chances são altas de algum dos citados acima ganhar a tão cobiçada Bola de Ouro. O que podemos fazer é sentar, esperar, e assistir a esse show de futebol que eles nos apresentam semana após semana. Independente do seu time, de vencer ou perder, admire o futebol e seus belíssimos jogadores, para daqui alguns anos você poder olhar para trás e dizer, “eu vi ele ser o melhor do mundo”, independente de quem seja ele. Football is all about respect!

Acima de tudo, tenha respeito!
Compartilhar: Plus