O Borussia Dortmund, do técnico Tomas Tuchel, substituto do carismático Jurgen Klopp, chega às oitavas após uma bela fase de grupos. O adversário da vez serão os encarnados do Benfica.
RETROSPECTIVA DAS FASES PRELIMINARES
O Borussia, mudado desde a última temporada devido à chegada de Tomas Tuchel, volta à Champions League após a desastrosa temporada 2014/2015, quando ficou de fora da zona de classificação para a maior competição interclubes da Europa.
O clube passou à próxima fase deixando o poderoso Real Madrid na segunda colocação. Com dois empates contra os merengues (ambos por 2-2) e quatro vitórias contra Sporting e Legia Varsóvia (inclusive um fantástico 8-4 contra os poloneses), a equipe do vale do Ruhr garantiu a classificação na liderança.
O grande destaque da equipe é o gabonês Aubameyang. O rápido atacante já marcou quatro gols na atual edição da UCL. O jogador serviu de substituto no que tange ao protagonismo para Marco Reus (que mesmo sofrendo com lesões, marcou três gols e concedeu uma assistência para a equipe na Champions).
![]() |
| Uma boa campanha do Borussia passa pelos gols do gabonês. |
Vale lembrar que a equipe, ao lado do Barcelona, tem o melhor ataque da competição: 20 gols marcados.
RESUMO DA TEMPORADA E INÍCIO DE 2017
O Borussia se encontra na quarta colocação da Bundesliga. Um ponto abaixo do surpreendente Eintracht Frankfurt, o Dortmund se encontra, na atualidade, fora da zona de classificação para a próxima UCL.
Com a vinda de Tomas Tuchel, o time perdeu o característico gengerpressing de Klopp e adotou o jogo de posição: mais passes, evolvência e cadência.
Julia Weigl é o ponto de equilíbrio da equipe no meio campo. O volante é responsável pela armação e por quebrar linhas defensivas adversárias. Na defesa, Sokratis é seguro, no entanto, seus companheiros não demonstram tanta confiança. Certamente, um dos motivos que fazem o Borussia ser um time que oscila muito.
ADVERSÁRIO
O Borussia enfrentará o Benfica nas oitavas da UCL. O time português entrará em campo após ter ficado em segundo (atrás do Napoli) em seu grupo.
Os encarnados podem surpreender, embora uma classificação do Dortmund seja esperada.


