Paulista - São Bernardo


O São Bernardo Futebol Clube chega para a sua quinta participação consecutiva na elite estadual, e a sexta em sua história. Na edição 2017 o Bernô está no grupo A junto com Corinthians, Ituano e Botafogo de Ribeirão Preto. Após várias campanhas modestas nas edições anteriores, onde brigou apenas para se manter na elite, em 2016 fez a melhor campanha em sua história, onde venceu o São Paulo fora de casa, ganhou na ultima rodada de um rival da região, o Água Santa, causando o rebaixamento para a série A2, alcançou as quartas de final onde foi derrotado pelo Palmeiras, mas conseguiu a vaga inédita para a série D do campeonato brasileiro, que era o principal objetivo do clube.

A campanha de 2016 foi iniciada por Roberto Fonseca, técnico que livrou o São Bernardo do rebaixamento em 2015, mas teve um inicio irregular na edição de 2016 que causou sua demissão, sendo substituído por Sergio Soares, que fez a equipe se recuperar e assim levou o Bernô a segunda fase da competição.

Como a vaga para a série D era apenas para a edição de 2017, o São Bernardo não tinha mais competições a disputar no segundo semestre de 2016, pois não participou da copa paulista. O técnico Sergio Soares, um dos responsáveis pela grande campanha do estadual, foi para o Ceará após a participação do São Bernardo no paulista, alguns jogadores foram dispensados e outros emprestados para mantê-los em atividade enquanto não iniciava o trabalho de pré-temporada visando a temporada 2017.

No final de outubro, o português Sérgio Vieira foi contratado, técnico com passagens por Guaratinguetá e Ferroviária no futebol paulista, com destaque para a equipe de Araraquara, onde teve um ótimo inicio de trabalho, empatando com o Corinthians e ganhando do Palmeiras. Sérgio foi contratado com o objetivo de pelo menos repetir a ótima campanha de 2016 no estadual, e tem a missão de conseguir o acesso a serie C do campeonato brasileiro.

Para conseguir cumprir esses objetivos, o Tigre do ABC iniciou os trabalhos de pré-temporada entre o final de novembro e o inicio de dezembro, assim saindo na frente no quesito da preparação física, pois as equipes grandes só retornaram aos treinamentos no inicio de janeiro. O São Bernardo foi uma das equipes que mais contrataram, são 15 contratações ao todo, com destaque para Patrick Vieira (Palmeiras), Edno (Atlético Paranaense, Corinthians, Portuguesa e Botafogo), Anderson Conceição (Philadelphia Union) e Iago Maidana (São Paulo). Além dessas contratações, alguns remanescentes da campanha de 2016 retornaram ao clube: Eduardo, João Francisco, Alyson, Tulio, Walterson e Daniel.

Com tudo isso, os torcedores estão com boas expectativas para a temporada 2017 da equipe do São Bernardo, pois será um ano muito especial para a curta história do clube que foi fundado em 2004, primeira participação do time no campeonato brasileiro e a disputa do campeonato paulista, onde tentará repetir a ótima campanha do ano passado.

A base do time para o Paulistão será: Daniel; Eduardo, Anderson Conceição, Edimar e Breno; Braga, Geandro, Patrick Vieira e Rafael Costa; Walterson (Felipe Ferro) e Edno.
Compartilhar: Plus