O Esporte Clube Santo André está de volta à Série A1 do Paulistão, após estar longe desde 2012. A campanha na Série A2 do ano passado, onde se sagrou campeão, permitiu esta volta à elite estadual. E nessa volta, já sonha em fazer bonito como em 20110, quando foi vice-campeão perdendo a final para o Santos de Robinho, Ganso e Neymar.
A maior glória da história do clube, sem dúvida nenhuma é o título da Copa do Brasil de 2004, conquistado sobre o Flamengo, em pleno Maracanã lotado. No ano seguinte, pôde disputas a Libertadores, mas não obteve boa campanha, sendo eliminado na primeira fase.
![]() |
O experiente Eduardo Ramos é uma das peças-chave do Ramalhão em 2017 (Foto: ogol.com.br) |
Para 2017, vem com um elenco bastante experiente, buscando primeiro garantir a permanência na elite, e depois sonhar em alçar vôos mais altos, com uma classificação para a segunda fase e até uma vaga na Série D, que não disputa desde 2013. Os principais nomes do elenco são os atacantes Henan e Edmílson, além do meia Eduardo Ramos e do experiente goleiro Roberto. O técnico Toninho Cecílio tem confiança nestes jogadores experientes, mas também conta com nomes jovens, o que é muito importante para a mescla entre experiência e juventude.
O clube do ABC sonha em voltar aos seus grandes anos, como foi a década passada onde alcançou o topo do Brasil, chegando a disputar a Libertadores, e também chegou à Série A do Brasileirão e à final do Paulistão. A reconstrução, que começou em 2016, tem este ano como um ano chave, e se manter na elite é muito importante para que essa reconstrução possa continuar firme.