GUIA DOS ESTADUAIS - Campeonato Acreano


O Campeonato Acreano, ou Acriano, existe desde 1919, porém em vários anos o torneio não foi realizado, indo para a 89ª edição neste ano de 2017. O primeiro, e maior campeão, com sobras, é o Rio Branco, que conquistou 45 vezes a competição. Em 2016, o campeão foi o Atlético Acreano, numa final disputada exatamente contra o Rio Branco.

A maioria dos recordes positivos da história da competição pertence ao Rio Branco. Com mais de 30 títulos de vantagem para a segunda equipe mais vencedora, também é o recordista de vice-campeonatos,ficando 23 vezes com a segunda colocação. Além disso, as maiores sequências de títulos consecutivos também pertencem ao Alvirrubro, sendo o único time que possui tetra, penta e até um hepta campeonato em sequência.

Com pouca relevância nacional, os times do Acre sempre buscam o estadual como principal glória do ano, e as outras equipes sempre tem como meta bater o favoritíssimo Rio Branco. No ano passado, o Atlético conseguiu não só isso, mas também apareceu nacionalmente, quando quase conquistou o acesso para a Série C.

Para a edição de 2017, oito equipes disputarão o título: Alto Acre, Andirá, Atlético, Galvez, Humaitá, Plácido de Castro, Rio Branco e Vasco.

Na primeira fase, os clubes se enfrentam em turno único, e o pior colocado é rebaixado, enquanto os seis melhores vão para a disputa de um hexagonal, onde se enfrentam novamente e os dois melhores se classificam para a final.

Navegue abaixo pelas principais informações de cada clube, clicando em cada um deles.

Compartilhar: Plus