Acreano - Atlético Acreano


O Atlético Acreano é o atual campeão do estadual, quando conquistou seu sétimo título, e o primeiro depois de um jejum de 25 anos sem conquistas. O clube, da cidade de Rio Branco, foi fundado em 1952, e logo no primeiro ano de existência conquistou o primeiro título estadual. Acumula algumas participações em Séries C e D, além da Copa do Brasil. A melhor das participações em competições nacionais foi na Série D de 2016, quando chegou muito próximo do acesso.

O ano de 2016, com toda a certeza, foi um dos melhores da história para o Atlético. Com o título estadual no primeiro semestre, quando venceu a final contra o Rio Branco com duas vitórias (3x1 fora de casa e 2x1 no jogo decisivo, dentro do Florestão), conquistou a vaga na Série D do Brasileiro. A campanha do clube na competição nacional surpreendeu a todos. Ficando no Grupo A1, classificando-se na primeira posição com quatro vitórias e dois empates. Na fase seguinte, enfrentou o Náutico-RR, e atropelou o adversário, vencendo por 5x1 fora de casa e 8x0 no Florestão. Nas oitavas enfrentou o forte Princesa do Solimões-AM, e arrancou um empate por 1x1 fora de casa. No Acre, venceu por 3x1, chegando às quartas de final sem ser derrotado nenhuma vez. Na fase que decidia o acesso, enfrentou o Moto Club-MA, e conseguiu um empate por 2x2 no território inimigo. Quando tudo parecia conspirar a favor, decidindo em casa e precisando apenas de um empate, veio o baque forte com a derrota por 2x1 para o Papão, e a perda do acesso que estava tão próximo.

A estreia do time na temporada será contra o América-MG, dia 8 de fevereiro, pela primeira rodada da Copa do Brasil. No Acreano, estreia dia 19 do mesmo mês, contra o Humaitá, e pela Copa Verde enfrenta o Remo, nos dias 5 e 19 de março. Alguns amistosos foram realizados na pré-temporada, para que o técnico Álvaro Miguéis conheça seus jogadores e consiga montar uma base para a disputa de todas as competições que o time disputará no ano. Além das três que começam agora, ainda terá a Série D no segundo semestre, onde o time irá tentar novamente buscar o acesso ao terceiro nível do futebol nacional.
O treinador Álvaro Miguéis é o responsável por comandar o Galo na temporada 2017 (Foto: Duaine Rodrigues/globoesporte.com)



O Galo Carijó passou por uma história bem inesperada no ano de 2016, apesar de ter sido um dos melhores anos de sua história dentro dos campos. No meio da primeira fase da Série D o seu camisa 10, Josy Braz, foi surpreendido dentro das instalações do clube e levou um tiro na perna, o que ocasionou o afastamento do jogador da competição. O caso ganhou repercussão nacional, e o atleta correu riscos de ter que amputar a perna. Por sorte, isso não ocorreu e o meia está em recuperação, porém sem previsão para voltar a jogar.

A expectativa para este ano é muito boa para a torcida e a diretoria alviceleste, que busca o bicampeonato estadual consecutivo, coisa que não acontece desde 1952-1953, e buscando conquistar o acesso para a Série C, que ficou muito próximo em 2016, mas acabou batendo na trave. 
Compartilhar: Plus