VESTINDO O FUTEBOL #02 - KDY


Grandes empresas nascem, outras grandes morrem, é o ciclo do mercado econômico que não para e por vezes é cruel com algumas companhias.

Foi assim com a Olan, quem tiver entre 40-25 anos ou for amante do futebol sul americano da década de 80 e 90, talvez se lembre dessa marca. A Olan foi uma das principais fornecedoras esportivas de toda argentina por praticamente 20 anos, se consolidando em algumas das camisas mais consagradas de todo o país.

Abaixo algumas camisas que foram produzidas pela companhia argentina durante os anos 80 e 90:

Estudiantes, tradicional e bonita
San Lorenzo do final da década de 80 e começo da década de 90 também vestia Olan
Um tanto mais modesto que os citados, o Talleres também teve suas camisas feitas pela antiga Olan
Como não poderia deixar de ser, o Boca Juniors também aderiu a Olan, essa camisa é da temporada de 1995
Clube que deu a Messi a primeira chance no futebol, o Newells Old Boys também foi um dos patrocinados

A Olan inclusive já vestiu ninguém mais ninguém menos que Diego Armando Maradona. Sim, El Pibe usou a camisa xeneize com o logo da empresa na passagem que teve pelo Boca Juniors, como poderão ver na imagem.
El Pibe vestindo Olan

Entretanto, com o começo do novo século e a globalização cada vez mais iminente, os grandes argentinos acabaram assinando com outras fornecedoras, deve ter pesado o grande poderio financeiro delas, assim como uma série de outros fatores. A Olan acabou perdendo força no cenário esportivo e veio a ser extinta em meados da primeira década dos anos 2000.

Mas, como é conhecido aqui no Brasil, argentino geralmente é dotado de grande raça e perseverança, nos negócios não foi diferente.

Em 2007 surge a KDY, nova fornecedora esportiva com o antigo dono da Olan, o empresário Enrique Vilouta. Sua sede atual se encontra na capital do país, Buenos Aires.

A KDY desde então ainda vem tapeando diante do panorama argentino, como seu dono já deve ter percebido com a falência da Olan, não tá fácil competir com as grandes fornecedoras globais e continentais. Talvez por isso, a nova empreitada de Enrique vem em uma marcha um tanto lenta para quem um dia já patrocinou o time de Maradona, atualmente a KDY patrocina apenas clubes de série B argentina.

Porém chegaram a ter destaque no continente ao ser (naquela época) o fornecedor esportivo da equipe do Lanús que venceu a copa sulamericana de 2013, por enquanto foi o ápice da empresa que ainda é bastante nova.

Segue abaixo alguns uniformes mais atuais feitos pela companhia:
O Lanús mostrou a KDY ao continente inteiro
Nova camisa do Ferro Carril para a temporada que se inicia
Córdoba apresentando seus novos uniformes, o design me lembra muito o Athetic Bilbao
O que acharam do trabalho da empresa? Deixe sua opinião nos comentários!
Compartilhar: Plus