Todos são prejudicados


No mundo do futebol, é quase impossível colocar a paixão a frente da razão. Mas hoje, isso é necessário. Por mais que você torça para o rival, ou até mesmo para o clube beneficiado, está na hora de admitir que o campeonato está sendo prejudicado.

Há poucas semanas, elogiávamos aqui nesse mesmo blog a qualidade dos jogos aumentando, o público mais presente e a evolução tática dos novos treinadores, mas nada disso mais é lembrado pelo simples fato de que o torneio perde a credibilidade a cada dia que passa.

Isso porque a confederação não se mexe para cuidar disso, afirma estar satisfeita com a atual arbitragem que se torna cada vez mais protagonista do espetáculo. Rodada atrás de rodada os programas esportivos passam horas analisando erros, e minutos discutindo bola e campo. Eles tem culpa? Talvez tenham, mas não há como esconder ou evitar esse tema, está na hora de mudar.
Árbitros protestaram, mas não tomou a devida proporção. 

Por que o protesto dos próprios árbitros foi deixado de lado por federação e imprensa? E por que os próprios homens do apito deixaram de lado aquela briga? Eles também deveriam brigar por melhorias na profissão, mas querem apitar e ficam praticamente reféns de recomendações absurdas.

Dizer que é um complô de equipe X ou "choro"de equipe Y não ajuda em nada. Está na hora de todos do meio se mexerem para mudar. Mas assim como torcedor que se deixa dominado pela paixão e só reclama da arbitragem no país quando é prejudicado, o dirigente é acomodado e fica tranquilo até que veja seu time "perder no apito".

O mesmo torcedor que hoje pouco reclama por que está na liderança, já sentiu na pela o que é ser prejudicado (naquela vez comprovado) e foi protestar (teve uma faixa contra Amarilla retirada pelas autoridades do jogo). Por que hoje ficar calado? Por que não lutar junto pela justiça no esporte que dedica seu amor quase todos os dias?

Não devia interessar quem foi favorecido hoje, por que já foi prejudicado outrora, assim como quem perdeu hoje por um erro, também ganhou ontem por isso. É hora de união, todos lutarem pela mesma coisa.

O que de fato é incomoda, é a falta de critério. Ou de preparação? Ambas as coisas. Estamos atrasados em tantas coisas no meio do futebol, que algo simples como profissionalizar a arbitragem já devia ter sido resolvido. Não querer ou não tomar iniciativa quanto a isso não tem uma explicação óbvia, e abre a margem pra interpretações. "Com juízes não preparados eles podem controlar o futebol", "Se apoiam na incompetência e despreparo para mascarar falcatruas"... e assim vai. Por que possibilitar esse tipo de indagação? Por que não resolver logo isso?
A paixão move o torcedor, e isso é perigoso

Um campeonato tão bom quanto esse deveria ser comentado de maneira positiva, mas quem devia ser coadjuvante, está virando protagonista negativamente, e acabando com o brilho da competição.

Nem o maior beneficiado sai ileso já que todo um trabalho é praticamente ignorado por causa desses erros. Muitas são as dúvidas nesse momento, mas a única certeza é que todos são prejudicados, do primeiro ao último, do campo às arquibancadas. Só resta a nós torcedores, que torçamos para que algo seja feito. Nosso futebol precisa disso. 
Compartilhar: Plus