MODÃO CAIPIRA #06 - O bicampeão paulista


Hoje nosso assunto é o Ituano, time que ganhou 2 titulos paulistas no século XXI. Isso mesmo, o time de Itu conseguiu esse feito, ao vencer os campeonatos de 2002 e 2014. Vamos à história:

Começaremos por 2002, quando o Galo de Itu foi campeão pela primeira vez. Aquele campeonato foi bem atípico, pois não contou com os principais times do estado, que estavam jogando o torneio Rio-São Paulo.

O campeonato foi disputado em pontos corridos, com 12 times disputando em turno e returno. Muitos times tradicionais estavam presentes naquele campeonato, como União São João, Rio Branco de Americana, Inter de Limeira e América de Rio Preto.

E foi contra o América, em São José do Rio Preto, na última rodada da competição, que o Ituano confirmou o título, vencendo por 1x0 com gol de Silvinho.

O time titular que deu o primeiro título ao rubro-negro de Itu foi o seguinte: André Luiz; Giuliano, Vinicius, Erivelton e Lucio; Everaldo, Richarlyson (André Bocão), Élson e Tita (Silvinho); Basílio e Fernando Gaúcho (Lelo). Técnico: Ademir Fonseca.


Sim, o Ituano era campeão paulista pela primeira vez. MAS, ficou aquela sensação de que poderia ter sido melhor, já que foi um campeonato sem a presença dos grandes clubes.

(Neste mesmo ano, teve a disputa do supercampeonato Paulista, envolvendo o campeão paulista, Ituano e os três da capital. Na semifinal, o Ituano passou pelo Corinthians. Na decisão, perdeu para o São Paulo. Se tivesse conquistado o título, seria ainda mais glorioso o ano para o time do interior.)

E essa sensação deixou de existir no ano de 2014, quando o Galo conseguiu repetir o título, mas agora com um Campeonato Paulista sem nenhum asterisco, com a presença de todos os clubes grandes.

O clube é gerido por Juninho Paulista, campeão do mundo em 2002 e que foi revelado pelo Ituano, e passou sufoco nos anos anteriores. Em 2012 e 2013 foi 14º (2 pontos da zona de rebaixamento nos dois anos), e em 2011 havia ficado em 16º com o mesmo número de pontos da zona de descenso. Nos três anos, o Galo se salvou na última rodada. Porém, em 2014 o presidente do clube acertou no planejamento e levou o Galo novamente ao título sob o comando do técnico Doriva.

O torneio de 2014 foi disputado com uma primeira fase de pontos corridos, e depois mata-mata a partir das quartas de final. Na primeira fase foram formados 4 grupos de 5 equipes, e cada equipe enfrentava os 15 times que não faziam parte do seu grupo. O Ituano se classificou em segundo no grupo B, atrás do Botafogo-SP, deixando o Corinthians de fora da segunda fase.

Depois disso, o Galo eliminou Botafogo-SP e Palmeiras antes de chegar na final contra o Santos. Venceu o primeiro jogo por 1x0 e perdeu o segundo pelo mesmo placar, e assim a decisão foi para os pênaltis. O goleiro Vagner defendeu a cobrança de Neto e confirmou o título da equipe do interior.
A equipe da final foi a seguinte: Vagner, Dick, Alemão, Anderson Salles e Dener Assunção; Josa, Paulinho (Marcinho), Jackson Caucaia e Cristian (Marcelinho); Esquerdinha e Rafael Silva (Jean Carlos). Técnico: Doriva.


Em 2015 o Ituano não repetiu a boa campanha, e acabou caindo na primeira fase, terminando em 4º no Grupo A, e com a 12ª campanha no geral. Mas na Copa do Brasil o Galo vem fazendo bonito e já está nas oitavas de final, depois de passar por Joinville, Portuguesa e Goiás, e é o único representante do interior paulista nessa fase da competição.

O Ituano dos últimos anos é a prova de que planejamento dá resultado, e esperamos que consiga voos ainda mais altos nos próximos anos. Parabéns ao único bicampeão paulista do interior! 
Compartilhar: Plus