É preciso segurar os craques

Por muito tempo a Premier League foi considerada como a melhor liga do mundo. Possuía os melhores times e os melhores jogadores que davam show nas competições internacionais. Hoje está perdendo o seu lugar para  a La Liga, campeonato espanhol que atualmente conta com os melhores clubes e os melhores jogadores.

Hoje a Espanha possui os atuais campeões das mais importantes ligas da Europa - Barcelona da UCL e Sevilla da EL. Além disso, a maior disputa entre jogadores ocorre principalmente no campeonato espanhol. Messi e Cristiano Ronaldo estão por muitos anos no topo do mundo, e desde 2009, com a transferência do craque português, os dois fazem uma disputa também na liga nacional.

Por que a Premier League está perdendo o posto de melhor liga do mundo? Isso se dá por diversos fatores, que poderíamos citar em inúmeras linhas, mas um ponto que me chamou muito atenção é a venda de craques da Premier League para times espanhóis. O jogador brilha em algumas temporadas na Inglaterra e logo acaba sendo vendido para um time espanhol. Três exemplos que ilustram bem o que eu estou dizendo são as vendas de Henry, Cristiano Ronaldo e Bale.


Henry fez temporadas inesquecíveis no Arsenal, ganhou um titulo invicto na temporada que estava se destacando, até que em 2007 foi vendido para o Barcelona. É evidente que Henry já não estava na sua melhor forma e nem era mais uma grande promessa da BPL, mas ainda tinha lenha para queimar. Prova disso é o título europeu tão desejado pelo time de Londres, que ele venceu com o clube catalão em 2009.


Diferentemente de Henry, Cristiano Ronaldo estava começando o auge de sua carreira quando foi transferido para o Madrid, mesmo já tenho conquistado o prêmio de melhor do mundo (2008) além de um titulo internacional com o Manchester United (UCL). Já no time espanhol, ele conquistou diversas marcas e recordes, como o maior artilheiro em uma edição da Champions, além de junto com Messi ser o maior artilheiro da competição. Mudou o estilo de jogo, mas segue absurdo, como era em Manchester.


Bale ilustra mais uma perda do futebol inglês. O jovem galês estava ''voando'' no Tottenham no momento que também foi transferido para o Real Madrid. No time espanhol também ganhou uma UCL em 2013. Transferências assim parecem cada vez mais possíveis. Jovens que surgem bem na Inglaterra, sempre acabam sendo relacionados a clubes espanhóis.

O campeonato inglês já foi um dos melhores, mas hoje perde cada vez mais espaço para os times espanhóis. Os times da terra da rainha devem segurar mais seus craques, para que se desenvolvam e possam ganhar títulos pelo time onde estavam se destacando. A pergunta que fica é: E se todos esses craques tivessem continuado na Inglaterra? Qual seria a posição da premier League diante os outros times do mundo?


Compartilhar: Plus