Uma enormidade de fãs de futebol enchem a boca pra defender a premier league como a melhor liga do mundo, mas será que a liga inglesa é realmente tão forte? Ou é apenas equilibrada e nivelada por baixo?
Os denfesores do futebol da terra da rainha usam vários argumentos para defende-la, como por exemplo um número maior de equipes postulantes ao título em comparação com as demais ligas. O que de fato é verdade. Temos na premier league pelo menos cinco times considerados fortes o suficiente pra erguer a taça, ao contrário do monopólio imposto por dois, ou um time nas demais ligas. Mas isso faz de uma liga a mais forte? Talvez não.
Se levarmos em conta o outro principal argumento dos fãs da liga, de que é a mais equilibrada do continente, podemos tirar outras conclusões. Exaltar por exemplo que Leicester, West Ham e outros podem surpreender qualquer grande na verdade serve de evidência para o baixo nível dos melhores clubes do país.
Baixo nível comprovado nas recentes competições europeias, em que a Inglaterra passa vergonha, e tem no Chelsea sua única potência. Talvez a premier league ganhe os fãs pelas transmissões, estádios ou o boom midiático que sofreu nos últimos anos. Mas precisamos diferenciar 'melhor' de 'mais equilibrada'.
A liga é realmente a que conta com o maior número de bons times, mas excelentes como Real, Barça e Bayern hoje podemos citar apenas o Chelsea. Com os demais bem abaixo do nível dos madrilhenhos e bávaros. Outro exemplo desse nível não tão alto, é o Liverpool, que tinha um elenco fraco, mas que não foi campeão por detalhe.
Pode-se concluir então que a premier league é a mais equilibrada, e se levarmos em conta o nível médio das equipes também leva vantagem, porém as grandes potências mundiais não estão na terra da rainha.