Gol valendo 2, tempo técnico e falta sem barreira. Conheça as possíveis mudanças discutidas em Moscou

Nos dias 6, 7 e 8 de dezembro, ocorreu um enorme fórum promovido pela Federação Russa de Futebol, em Moscou, visando discutir mudanças,debater regras e agregar conhecimento a todas as áreas do esporte.

O evento faz parte de um curso promovido a cada quatro anos, com o intuito de promover a qualificação dos treinadores russos, que realizam provas de avaliação para continuarem a exercer a profissão no país. O encontro contou com a presença de personagens ilustres e populares como José Mourinho, Pep Guardiola e Diego Simeone, treinadores conhecidos no mundo inteiro. Porém, havia ali gente de todo o mundo e todas as áreas: psicólogos, jornalistas, preparadores físicos, preparadores de goleiros e médicos.

O Blog 4-3-3 teve acesso a algumas informações discutidas por lá por meio de uma fonte extraoficial em primeira mão e relataremos aqui os principais pontos discutidos, já que foram debatidas inúmeras regras que podem ser alteradas e algumas que podem ser criadas. Separamos por tópicos para vocês, vamos lá:

-Substituições
A manutenção das três substituições foi bastante questionada, principalmente por alguns técnicos ingleses, que entendem que, apesar da distância percorrida em campo não ter mudado tanto (se mantém entre 10 e 12 km), o número de piques e explosões em velocidade aumentou bastante entre os atletas de alto rendimento e isso faz com que lesões sistemáticas sejam praticamente inevitáveis. O que poderia ser amenizado caso houvesse um número maior de substituições.

Inicialmente isso seria alterado para cinco trocas permitidas, mas o objetivo central é que, a partir de 2022, o número de trocas seja ilimitada, com os atletas substituídos podendo voltar a campo, mais ou menos como já acontece no futsal. O nível e a intensidade do jogo seriam elevados de uma forma considerável, visto que o atleta poderia descansar e voltar em outro momento do jogo. Além disso, essa medida ajudaria demais em caso de jogo com prorrogação, por exemplo.

Esse tipo de coisa já é padrão em praticamente todos os esportes de alto rendimento, a uniformidade é vista com bons olhos, visto que, com regras mais parecidas, o entendimento de quem se interessa mas não conhece muito sobre futebol seria facilitado, ajudando a aumentar a popularidade da modalidade.

-Impedimento
Outro tema bastante discutido foi uma das regras mais contestadas no futebol e causadora de inúmeras injustiças dentro de campo por conta de erros que favorecem x ou y: o impedimento. Uma possível mudança, bastante defendida pela escola portuguesa, é a elaboração de uma linha que se localizaria entre o meio de campo e a linha de fundo, na famosa intermediária. Com isso, apenas desta linha para frente poderia ser marcado a posição irregular. O intuito seria facilitar a marcação dos impedimentos e deixar o jogo mais ofensivo além de, obviamente, reduzir os erros.

-Tempo técnico
Um assunto também muito debatido foi a perda de publicidade que o esporte vem sofrendo nos últimos três anos. A principal reclamação de quem patrocina e televisiona futebol é em relação ao tempo, 45 minutos ininterruptos sem espaço para que as emissoras façam comerciais gravados. Uma das soluções mais aceitas seria a inclusão de um “tempo técnico” exatamente na metade de cada tempo (ou seja, 22m30s), esse tempo teria a duração de um minuto e meio a dois minutos, onde a TV inseriria seus comerciais e, além disso, haveria a viabilidade da reidratação dos atletas e a aproximação dos mesmo com o treinador. A medida começaria a valer a partir da copa de 2018.

Ainda nesta ideia, uma das “evoluções” de um tempo técnico a cada 45 minutos seria o tempo técnico pedido pelo treinador. A partir dos três minutos até o minuto 42 de cada parte do jogo, o treinador seria obrigado a usar o benefício, caso não o use, o próprio juiz do jogo concederia este tempo, aos 42 min.

- Gol que vale dois
A mais bombástica mudança discutida e até estranha para alguns que vão ler aqui foi o gol valendo dois. Sim, um único gol que teria o peso de dois caso o chute fosse de fora da área. Algo bem parecido com o arremate de três do basquete, que quando foi proposto gerou muitas críticas de atletas e treinadores consolidados. Hoje em dia é impossível imaginar o basquete sem a regra da cesta de três.

Uma regra como essa privilegiaria jogadores dotados de uma boa finalização a média e longa distância, dando a eles um poder de decisão de jogo absurdo. Isso vem sendo estudado para passar a valer apenas nos últimos 15 minutos, ou talvez, apenas nos 5 últimos minutos de jogo. A medida agradou bastante Pep Guardiola.

- Faltas
A falta também foi um dos pontos debatidos em Moscou. Defendido por treinadores holandeses, a ideia de que a falta impede um gol ou um lance em que poderia se desenvolver em um lance perigoso, deveria ser punida com desqualificação do jogo. Após cinco faltas de um mesmo jogador, o atleta faltoso seria automaticamente retirado do campo, independente de já ter levado cartão ou não.

A extinção da barreira também foi algo bastante defendido, no entendimento dos que argumentam a favor da ideia, um lance em progressão perigoso que é impedido com falta não pode ter uma barreira que impeça o acesso (antes claro) a baliza adversária em um tiro direto. Algo que já acontece no futebol de areia, por exemplo.

Todas estas novas regras/alterações refletiriam em uma maior aceitação do esporte em território estadunidense, segundo a FIFA. Um dos objetivos da entidade há muito tempo é popularizar o futebol na terra do tio Sam e essas mudanças são vistas como um abre-portas para que o nosso tão amado esporte se alastre por terras norte americanas, visto que as regras chegariam bem próximo das regras dos esportes americanos.

Não há por que esconder que um dos motivos se não o motivo crucial para todas essas mudanças é econômico e político. Embora muitas das medidas sejam benéficas ao esporte como um todo. Todas elas estão sendo estudadas pela FIFA e debatidas por treinadores e profissionais da área futebolística. Talvez demore mais, talvez menos. Mas a questão é que com toda certeza, haverá mudanças nas regras do futebol. Com quais dessas você concorda?
Compartilhar: Plus