Um verdadeiro injustiçado


Durante esta semana, muito se falou sobre Vanderlei Luxemburgo. Nada de bom trabalho, novo clube ou grandes projetos para o treinador, apenas entrevistas, no mínimo, questionáveis. Na mais falada delas, o professor falou muito sobre supostas injustiças que ele e seus companheiros de profissão sofrem. Para ele, o 7-1 sofrido por Felipão e seus comandados pesa nas costas de todos os técnicos do país.

É bem verdade que, em partes, ele tem razão. A goleada alemão de fato pesa um pouco nas costas dos profissionais daqui, mas não só deles. Depois do marcante resultado no Mineirão, a visão de muita gente mudou. Se cobra mais, por que precisa mais. É até normal e não justifica de maneira nenhuma o atraso tático de nossos treinadores.

Porém, não vamos falar dessas supostas injustiças. Vamos falar de um personagem que carrega sim um enorme peso por conta desse jogo. Fernandinho, volante do Manchester City, muito elogiado por Pep Guardiola, outro "atacado" por Luxemburgo, é um desses jogadores que todo europeu admira e nós, brasileiros, ainda tratamos com certo desdém.
Fernandinho não demorou a cair nas graças de Pep Guardiola.

Pela pífia partida daquele dia, o camisa 25 dos citizens sofre demais até hoje. Muitos o classificam como péssimo, comum ou supervalorizado, um absurdo. Vive grande momento na Inglaterra, de novo, e aparece cada vez mais como um dos homens mais importantes do esquema de seu time. É versátil, completo e voluntarioso. E Guardiola faz questão de deixar isso claro.
Eu acho que Fernandinho pode jogar em até dez posições, ele tem qualidade para jogar em qualquer lugar. É um jogador rápido, inteligente e forte. Pode jogar mais recuado, organizando.
Aparecendo como segundo volante ou até mesmo mais a frente, em algumas oportunidades, Fernandinho cresceu muito e voltou a aparecer nas listas da seleção brasileira. Apesar de merecidíssmo, alguns comentaristas ainda remam contra a maré e afirmam surpresa em vê-lo entre os selecionáveis.

É claro que, como disse Luxemburgo, o 7-1 vai pra sempre pesar nas costas de muita gente, principalmente daqueles que participaram da partida. Porém, o tempo passa, e jogadores seguem trabalhando. Fernandinho é, sem dúvida nenhum, um dos melhores de sua posição hoje. Cair nas graças de Guardiola, que está longe de ser "puro marketing", como disse o "pofexô", não é para qualquer um, e o camisa 25 fez por merecer. Assim como faz suficiente para ser mais respeitado por aqui.
Compartilhar: Plus