Qual o time mais regular da história do Campeonato Brasileiro?

Conhecido pelo equilíbrio e pelo grande número de postulantes ao título, o Campeonato Brasileiro costuma mudar muito de um ano para o outro. Por mais que exista um grupo mais consolidado, de 12 ou 13 clubes, é muito comum vermos um intruso, ou um desses grandes na parte de baixo da tabela. 

Se analisarmos o futebol recentemente, fica mais fácil ter uma noção da posição média de cada equipe, mas resolvemos ir além e fizemos o levantamento desde a edição de 1959 do campeonato nacional. Por conta disso, alguns times tem posições médias abaixo da vigésima colocação. 

Vamos ao ranking, em ordem decrescente de posição média:


Foram considerados apenas os clubes com mais de vinte participações, por isso não vemos alguns dos times que nos acostumamos a ver na elite.

Dos cinco primeiros do ranking, três são paulistas, evidenciado toda a tradição dos clubes do estado na história do torneio nacional. Ainda no G5 temos o gaúcho Internacional, que apesar do período de seca, sempre figura nas primeiras posições, e o Atlético Mineiro, que recentemente também passou a figurar as primeiras posições, assim como em décadas passadas.

Confira também: Qual o time mais regular da história do Campeonato Inglês?

Outro ponto interessante a ser notado é a baixa colocação média das equipes cariocas. Mesmo com as inúmeras glórias na história, o mais bem colocado do Rio de Janeiro tem como média a nona colocação do campeonato.

Na parte de baixo, predominam os clubes do norte e nordeste, muitos até com posição pior do que a vigésima e últimas do formato atual.

Com todo equilíbrio e uniformidade dos clubes do país, esse ranking tende a mudar sempre, mas é sempre válido analisar esse tipo de dado.
Compartilhar: Plus