Mais do que apenas 2 times


A IFFHS normalmente cria rankings bastante criticados. Outra polêmica num dos mais recentes, divulgou o campeonato espanhol como o melhor do mundo pela sexta vez seguida. Quem acompanha o futebol europeu se acostumou a ver Barcelona e Real Madrid aplicarem goleadas em diversos rivais. Havendo 2 das 3 melhores equipes do mundo em um campeonato, é natural que alguns placares elásticos aconteçam, devido a imensa qualidade nos dois plantéis. Entretanto, criou-se o mito de que é uma liga composta por equipes de baixo nível.

De fato, o campeonato possui equipes de investimentos menores que as da Premier League por exemplo, até pela ausência de grandes magnatas e valores de cotas televisivas inferiores. Entretanto, há de se destacar o bom trabalho nas canteras, e a boa capacidade de observação do mercado, captando bons valores sempre por baixos custos. Além disso, a presença de técnicos de bom nível, aumenta o nível das equipes, que em sua maioria contam com boa organização tática.

Atlético de Madrid e Sevilla são certamente os mais focados pelas recentes conquistas(4 conquistas da UEFA Europa League nos últimos anos e boas campanhas na Champions) ao lado do Valencia(boas campanhas na Espanha e bons valores em destaque). De certo modo, esses 3 times são os mais cotados a fazerem frente aos 2 superelencos de Barcelona e Real, conseguindo frequentemente resultados positivos ou jogos parelhos, mas a qualidade do campeonato não acaba aí. Equipes como Celta, Villarreal, Málaga, Bilbao, Real Sociedad, Deportivo La Coruña, Real Betis e Espanyol vem mostrando ótimo nível técnico, mesmo sem grandes investimentos.
Nolito vem sendo um dos melhores jogadores do campeonato,
comandando a equipe do Celta de Vigo





Confira também: A ascensão de Nolito / Evolução e talento 'Alen' do esperado

A presença de 2 das 3 melhores equipes do mundo no campeonato, deveria servir para mostrar a força do futebol espanhol, mas não é isso que acontece. Acaba ocorrendo uma desvalorização em função do "desequilíbrio". Tendo em vista que o Barcelona e Real em seus bons dias são capazes de aplicar goleadas em equipes como Roma, Liverpool e até mesmo o Bayern, é difícil imaginar que equipes inglesas, alemãs ou francesas sofreriam menos que os demais times espanhóis contra essas 2 equipes. A força de 2 elencos estrelados acaba subestimando times de muita qualidade, que mostram em geral um futebol muito técnico e de boa organização tática. A liderança do ranking da IFFHS não é nenhum absurdo, embora questionável, é sim um campeonato do mais alto nível.
Compartilhar: Plus