Muito além do Puskas - Wendell Lira


O atacante Wendell Lira pode afirmar com todas as letras que 2015 foi um dos anos de sua vida. Sem clube, o atacante se viu na boca do Brasil inteiro de um dia para o outro. Isso por que era o único representando do país na disputa pelo prêmio Puskas, dado pela FIFA ao gol mais bonito do ano. Depois disso, viu inúmeros grandes meios de comunicação abraçarem sua história e o colocarem entre os finalistas. Conversamos um pouco com o jogador, que hoje pertence ao Vila Nova. Confira nossa conversa:

1. Você esperava pela indicação ao Puskas? Onde estava quando foi anunciado que seu gol era um dos concorrentes?

Eu estava almoçando na casa da minha mãe, conversando com meu irmão mais novo e um amigo, sobre videogame, que é uma coisa que eu gosto. Aí o telefone não parava de tocar, e eu até fiquei meio assim né, por que é chato, telefone não parava de tocar. Aí eu vi era tudo número de fora, São Paulo, Rio, aí eu pensei “não vou atender esse negócio não”. Mas não parou de tocar, ai resolvi atender e me perguntaram se eu sabia que tava concorrendo ao Puskas. Aí eu não acreditei de cara não, entrei no site pra ver e ainda demorou pra cair a ficha. Mas fiquei muito feliz.



2. Que o assédio da mídia foi grande todos sabem, mas se tratando de jogadores de mais nome, algum chegou a te parabenizar ou algo do tipo?

Assédio da imprensa foi bem grande, claro. Dos jogadores que tenho amizade foi o Rafael Moura, que me ligou, me deu os parabéns e pediu pra eu continuar na humildade, manter meu estilo e meu jeito de ser. E o Alexandre Pato, que comentou uma foto minha, disse que estava torcendo por mim. Então, essas duas pessoas, foram quem me deram uma palavra de apoio. 

3. Você vai ter a oportunidade de estar com grandes craques da atualidade, você os acompanha? Tem algum time preferido na Europa?

Acompanho sim, eu gosto bastante do Real Madrid, torço demais. Mas é claro que independente do time, lá eu vou tietar bastante o pessoal, por que vai ser um momento único na minha vida. Então é aproveitar bastante esse momento, tirar bastante foto, com Cristiano Ronaldo que é um cara que eu admiro bastante, mas também com Neymar, Messi e todo mundo que eu puder.
Messi é só um dos grandes craques que Wendell pretende tietar

4. Essa é clássica, Messi ou Cristiano Ronaldo?

Cara, essa pergunta é difícil, eu não gosto nem de comparar os dois por que eu sou fã dos dois, demais. Mas, o Cristiano Ronaldo por ser aquele cara matador, que faz gol de tudo que é jeito, sou fã dele, por isso preferiria o Cristiano Ronaldo.

5. Qual o jogador que você mais se inspira? 

O jogador que mais me inspiro é o Ronaldo Fenômeno, por que é um cara que acompanhei na minha infância, por que eu era muito fã dele, e tento me inspirar nele. É um cara que superou problema no joelho, ligamento cruzado, muita coisa, e como eu tive bastante problema como os dele, eu me espelho muito nele. É um cara que mesmo aposentado, até hoje me inspira muito.

6. Você chegou a figurar em seleções de base e era uma grande promessa, o que acha que faltou para conseguir espaço nos clubes e nas seleções principais?

Acho que a seleção foi um momento bom na minha vida, que aconteceu. Infelizmente as lesões não deixaram eu continuar, mas Deus escreve certo por linhas tortas né? Agora ele preparou esse presente pra mim, claro que eu queria ter ido pra grandes centros, ter continuado na seleção, mas estou muito feliz com tudo que vem acontecendo comigo.

7. Quais as maiores dificuldades que o jogador brasileiro enfrenta em clubes de fora da elite do futebol nacional?

Eu acho que todas as dificuldades possíveis a gente encontra. É questão do time pequeno, salário pequeno, estrutura que é pouca, você nunca tem condição de fazer o seu melhor por que sempre falta alguma coisa. Então, é difícil demais cara. Eu acho que os calotes que os caras dão é muito difícil, chega no final do mês você trabalha, trabalha pra não receber. E o pior é que você é esquecido né. Quando você está fora dos grandes centros, você acaba sendo mais um número na estatística. Essa é a realidade do futebol brasileiro.
O gol que tirou Wendell apenas das estatísticas e o mostrou para o mundo

8. Todo jogador sonha com a Europa, qual a liga que mais te atrai? 

Sempre sonhei em jogar na Europa. Uma coisa que sonhei desde pequeno. Acho que a liga espanhola é a que mais me atrai, uma liga que sou apaixonado, por que é onde estão jogadores que eu sou muito fã, Cristiano Ronaldo, Messi e Neymar. E eu fico muito feliz de poder conhecer esses craques que eu sou fã.

9. Pra que time você torce?

Sou flamenguista desde pequeno. Não tem como ser outro time, por que eu vi o Romário na fase boa dele no Flamengo, então não tinha como eu torce pra outro time. Desde o primeiro momento que eu vi eu me tornei flamenguista.

10. Na sua carreira, podendo contar amador, já fez algum gol mais bonito que o indicado ao Puskas?

Eu já fiz muitos gols né, tem um contra o Vasco em 2007 no profissional também, que é muito bonito, mas não compara não. Esse gol que me levou pro Puskas com certeza é o mais bonito da minha carreira.

11. Você foi recentemente apresentado no Vila Nova. Qual sua expectativa para 2016?

Minha expectativa pra 2016 é grande. Eu já estava me preparando bastante, mas agora eu quero fazer mais e mais. Quero fazer uma pré temporada muito boa e um campeonato goiano muito bom. Até por que agora a pressão vai aumentar, né. Mas vida de jogador é assim, e eu espero fazer um campeonato maravilhoso pra quem sabe depois, seguir pra Europa. 
Wendell sabe que a pressão deve aumentar em 2016

13. Por fim, deixe um recado aí pro pessoal que acompanha o blog e pede o voto da rapazeada.

Queria agradecer a galera que votou em mim, pra que eu ficasse entre os três. Pessoal abraçou a causa, mesmo com a grande maioria nunca ter nada sobre mim, compraram a causa e lutaram pra me colocar lá. Só tenho a agradecer, e pedir que me ajude nessa nova empreitada, que eu preciso muito desse voto pra trazer esse título pro Brasil. É um sonho isso que eu estou vivendo, deixar um abraço pra galera e falar pra quem tá lutando pra jogar futebol não desistir, por que é um sonho. Eu só sei fazer isso, sempre fiz isso, então acho que Deus tinha preparado isso pra gente, tudo acontece na hora certa.
                                                         
A cerimônia de premiação acontece no dia 11 de janeiro, na Suíça. Até lá, não deixe de votar no gol de Wendell.

Clique para votar!
Compartilhar: Plus