Evolução e talento 'Alen' do esperado


Aos 16 anos de idade, é provável que uma pessoa normal residente no Brasil esteja na metade do ensino médio, aprendendo coisas que são necessárias para encarar o mundo adulto, tendo seus momentos de infantilidade e chegando ao fim da puberdade. A ânsia de aprender coisas novas e explorar o mundo se mistura com a tentação do ócio que passa a se tornar mais raro nesse período da vida. 

Entretanto, nem todas as pessoas são normais. Na Croácia, um desses garotos de 16 anos disputava um campeonato profissional de futebol, por uma equipe de grande prestígio local. Com responsabilidades diferentes das que as crianças de sua idade carregam, o menino cresceu sendo comparado com estrelas do futebol mundial, levando consigo a pressão de se tornar "alguém" nesse meio. 

Sendo chamado de "novo Modric" e até mesmo "Messi croata", Alen Halilović é o jogador mais jovem a estrear pela Prva HNL, a primeira divisão da Croácia, e o segundo mais jovem a estrear pela UEFA Champions League. As comparações com os craques do presente já começam a se fazer desnecessárias, pois, jogo a jogo, o garoto, que hoje possui 19 anos, vem se firmando com seu estilo particular e uma interessante polivalência.
Com somente 16 anos, Halilović já enfrentara grandes rivais pela UCL. Na foto, confronto contra o PSG


Carimbando sua participação em todas as divisões de base da seleção croata, Alen cresceu jogando bola pelo GNK Dinamo Zagreb, equipe que possui o maior número de títulos do campeonato nacional, onde passou a ser observado pelos clubes de maior importância, fomentando as comparações de seu estilo de jogo com o do 4 vezes melhor jogador do planeta, Lionel Messi. Correndo pela faixa direita do campo, com a bola sendo carregada pela perna esquerda, executando dribles curtos e buscando o espaço para finalizar ou soltar para o companheiro. Com essa descrição, já estão óbvios os motivos das equiparações.

Apesar das desnecessárias comparações, ainda mais quando se trata de jogadores tão jovens, com um talento tão bruto e não lapidado, o jovem croata não parece sentir a pressão nas pernas. Para compreendermos o motivo pelo qual Alen vem fazendo sucesso, é necessário analisar seu futebol.

As suas duas temporadas de estreia pelo Dinamo Zagreb foram suficientes para atrair o FC Barcelona, que o contratou pela quantia de 3,5 milhões de euros. Logo na primeira, em 2012/2013, Halilović participou de 21 partidas, contando Liga nacional e UEFA Champions League, anotou 2 gols e deu assistência, todos na Prva HNL. Seu primeiro gol na equipe principal aconteceu no dia 7 de outubro de 2012, contra o Slaven Belupo, na goleada da equipe de Zagreb por 4-1. Como? Curiosamente, com uma cavadinha na saída do goleiro, à lá Messi.

Alen continuou evoluindo. Em 2013, iniciou a temporada com uma frequência maior entre os titulares. Interrompeu essa sequencia para disputar a Copa do Mundo sub-17 como capitão e camisa 10. Entretanto, a campanha da seleção croata foi pífia, vencendo apenas uma partida na fase de grupos. Halilović anotou somente um gol, na derrota por 2-1 contra o Uzbequistão - curiosamente, o croata foi o único jogador a vazar a defesa uzbequistanesa na competição. Na volta para o Dinamo, fez parte da campanha do título da Liga, disputando 26 partidas, 14 como titular, fazendo 5 gols e 1 assistência. Jogou ainda 6 jogos da Copa nacional, na qual anotou apenas 1 tento, mas realizou 2 assistências na campanha que terminou em vice campeonato. Por último, jogou 3 partidas das qualificatórias da UCL, em que o Dinamo foi eliminado nas play-offs pelo Austria Viena.

Foi uma temporada de afirmação para Halilović. Estreou pela seleção principal da Croácia, na derrota para Portugal por 0-1, em 10 de junho de 2013, antes mesmo de completar 17 anos. As características de movimentação pelo flanco direito já eram marca registrada do croata, mas a movimentação pela meia cancha passaram a se tornar frequentes pelo atleta. As atuações encantaram a diretoria do Barcelona, que aproveitou a fase recursal de seu impedimento de contratar para trazer o atleta.
Recebeu no meio, se livrou dos 4 marcadores que o cercavam e bateu cruzado no canto do direito com a "perna ruim". O belo gol marcado pela seleção de base da Croácia mostrou o quão dinâmico pode ser o futebol de Halilović.


Por certo que disputar espaço entre Messi, Neymar, Suárez e Pedro não poderia ser possível. Nem mesmo no meio campo seria uma cogitação fácil. Por esses motivos, o garoto, na temporada de 2014/2015, apareceu apenas em uma partida da Copa del Rey, tendo sido melhor aproveitado no Barcelona B, disputando a Liga Adelante. Foi titular em 22 oportunidades, participando de outras 7 partidas. Fez 4 gols e deu uma assistência. A má fase da equipe secundária catalã acabou ofuscando o bom futebol que fora apresentado por algumas peças da equipe, como Sergi Samper e o próprio croata. 


Arrancadas velozes, dribles secos deixando os adversários estatelados no relvado, finalizações colocadas e muita vontade de mostrar serviço. A temporada pelo Barcelona B de Alen Halilović acendeu a chama da dúvida: estaria a jovem promessa pronta para enfrentar os desafios de usar o manto azul grená nas maiores competições nacionais e internacionais? Julgou Luis Enrique que não, e Alen foi emprestado ao Sporting Gijón. A decisão, no entanto, parece ter sido errônea. Os desfalques no meio campo e a ausência de Lionel Messi poderiam ser um bom terreno para o croata se criar.

O que reafirma a importância que Halilović teria no atual plantel blaugrana é seu excelente início de temporada pelo Sporting, ganhando a confiança de Abelardo Fernández. Em El Molinón, tem se sentido à vontade para surpreender os adeptos. Ao lado de Antonio Sanabria, foi a principal aquisição da temporada. Já são 9 jogos disputados, tendo direta participação em 5 dos 11 gols da equipe até o momento, sendo 2 tentos e 3 assistências. A movimentação realizada pela direita e pelo centro quebra as linhas defensivas e organiza a equipe do meio ao ataque.

Uma amostra do que pode ser o croata nessa temporada é seu belo gol contra o Espanyol. Uma bola rebatida para o meio, o atleta aproveitou e concluiu a jogada com agilidade e categoria.


Quando se fala de jovens promessas, sempre pode estar pisando em ovos. Arriscar uma meta a médio e longo prazo é sempre uma opinião arriscada. Entretanto, pelo andar da carruagem, não será espanto algum ver Alen Halilović figurando entre os jogadores "World Class". Se assim acontecer, seria interessante focar na trajetória do atleta desde já.

Compartilhar: Plus