Antes do dia 26 de maio, quando Roger foi anunciado como treinador do Grêmio, todos os gremistas lembravam dele por seu tempo de jogador, pelos títulos da Libertadores, Brasileiro, 3 copas do Brasil, por aquele cruzamento para Carlos Miguel em 97, e pelos Grenais vencidos como interino, ou seja, Roger já tinha uma historia no tricolor Gaúcho.
O treinador chegou em um momento difícil para o Grêmio, que havia perdido Barcos e Moreno no inicio da temporada, tinha perdido o gauchão para o maior rival e era tratado por muitos como um possível candidato ao rebaixamento. Mesmo com todas essas dificuldades Roger levou o Grêmio a outro patamar na temporada, deu uma cara completamente nova ao time e para isso vale ressaltar seis pontos positivos do tricolor.
1. Roger passou a dar confiança ao grupo
O Grêmio com Felipão tinha um vestiário conturbado. O ídolo Scolari fazia duras críticas ao elenco, havia barrado o volante Edinho, criticava constantemente os jovens e proibia Walace de passar do meio campo. Com Roger a coisa mudou, o atual treinador reintegrou Edinho ao grupo, hoje ele é um 12° jogador para a equipe, trouxe Maxi Rodriguez e Fernandinho que estavam emprestados de volta para o clube, além disso reforçou muito a confiança dos jovens, em especial Walace, que com a chegada do treinador passou a demonstrar um talento natural na saída de jogo que ate então era desconhecido, Roger também é destaque em suas entrevistas onde sempre diz que não existe desfalques e dá muita moral para os reservas.
![]() |
| Walace e Edinho ganharam muita confiança com Roger |
2. Motivação
De pré-jogos normais com palavras vazias, a discursos que emocionam e dão confiança, isso que aconteceu no vestiário tricolor com a chegada do novo treinador, Roger é motivador nato! Sempre pregando espirito de união ao grupo, que hoje é uma verdadeira família, dentro e fora de campo, veja o discurso de Roger antes de uma partida:
3. Vontade de entrar ainda mais pra historia do clube
Roger já foi multi-campeão pelo Grêmio, é o segundo maior lateral esquerdo da história do clube (atrás de Everaldo que tem uma estrela na bandeira), o jovem treinador fez parte daquele timaço dos anos 90 e também faturou a copa do Brasil em 2001, treinado pelo seu principal mentor: Tite.
Mas para Roger não é o bastante, ele disse em sua primeira entrevista que o desejo é trazer o espirito daquele time de 95 para o atual elenco em 2015, e reiterou, que só pensa em sair do clube depois de ganhar muito na equipe, isso o faz candidato a entrar pra historia, como também um dos melhores treinadores da historia do clube.
4.Tecnologia
Roger antes de treinador fez faculdade de Educação física, sua experiência acadêmica agrega muitas coisas ao time, como por exemplo o uso da tecnologia, Roger não passa vídeos apenas antes das partidas, o treinador gremista faz uso da tecnologia nos intervalos de cada jogo, apontando erros da equipe, onde melhorar, jogadas para se trabalhar...
5. Mudança de filosofia
Nos tempos de Felipão, o Grêmio jogava um futebol horrível, com baloes a toda hora, mas quando botava a bola no chão, tinha momentos bons na partida, Roger percebeu isso e deu liberdade aos jogadores para atacarem, claro exemplo disso e o jovem Walace, que vem se destacando por participar muito das jogadas na parte ofensiva, outro que mudou demais seu futebol com essa filosofia foi o lateral Marcelo Oliveira, que aparece constantemente como elemento surpresa na área do adversário, outra coisa que devemos destacar e muito é o.atual posicionamento de Luan, que era por vezes meia com Felipão, e na maioria das vezes era ponta, Roger passou a escalar o jovem como falso 9, dando mais liberdade para ele.
6.Chegadas ao elenco
Como já destacamos, Maxi e Fernandinho voltaram ao clube, com muita desconfiança por grande parte da torcida, Fernandinho vem surpreendendo a todos com sua velocidade, já Maxi não está jogando bem, ainda se espera algo do jovem armador uruguaio. Chegaram também Bobô e W.Schuster ao clube gaúcho, o atacante é um bom substituto para Luan, se movimenta bem e está marcando gols importantes, já Schuster é um ótimo reserva por ser curinga e atuar como meia, ponta direita, lateral e também como volante. Podemos também considerar Edinho um reforço, depois de um ano sem jogar o volante vem dando respostas positivas quando exigido.
![]() |
| Fernandinho voltou e vem sendo muito útil |
Até onde pode chegar o Grêmio de Roger?
Atualmente 55% do sul está vivendo um sonho e não quer acordar. Como já dissemos anteriormente, Roger proporcionou mudanças significativas ao clube que renderam momentos como a goleada histórica no Grenal, a vitoria impressionante sobre o Galo no Mineirão e as sequências invictas. Tudo isso tornou o Grêmio o mais surpreendente candidato ao título em alguns momentos. Hoje jogando um futebol bonito a equipe se encontra muito bem no G4, com pouquíssimas chances de título, já que o Corinthians disparou. Mas ainda tem a Copa do Brasil, onde está nas quartas de final e enfrentará o Fluminense.
Com a permanência de Roger e a provável chegada de reforços para 2016, resta a torcida gremista ficar muito otimista para a próxima temporada.



