Não basta só um quadrado mágico


Três jogos após a “final antecipada” entre São Paulo e Cruzeiro que acabou com uma vitoria dos Paulistas, o time do Morumbi não faz jus ao que foi dito nas últimas semanas, e já não parece postulante ao titulo. Isso devido a muitos erros, que após o jogo decisivo, começaram a aparecer no tricolor que conta com o dito Quadrado mágico.

Todo bom time começa pela sua defesa, e . neste ponto que o São Paulo tanto peca, Rogério Ceni não é mais o mesmo, com suscetivas falhas o goleiro artilheiro começa a mostrar que é mais útil batendo faltas e penaltis do que no gol.

A dupla de zaga que ia muito bem deve um desbanque nestes últimos jogos e parecia ter finalmente se acertado, voltou a oscilar, e o motivo dessa oscilação talvez seja a saída de Rafael Toloi, que vinha muito bem ao lado de Edson Silva. Agora com Antonio Carlos que não repete o bom inicio de ano, até mesmo Edson, voltou a jogar mal. Outro que jogava bem no inicio da temporada era Rodrigo Caio, que não joga mais esse ano.

A lesão de Toloi prejudicou muito o tricolor. Foto: Rubens Chiri

As laterais são um dos pontos fortes junto com o ataque tricolor. O garoto revelação Auro mostra muito potencial ofensivo mas defensivamente deixa a desejar o que acaba aplicando mais pressão aos zagueiros, do outro lado Alvaro Peireira tem a mesma carência, embora muito esforçado na defesa comete muitos erros, mas apoia razoavelmente bem. No jogo contra o Corinthians vimos claramente que as laterais ofensivamente são muito boas mas dão muito espaço para o ataque adversário.

A Dupla de volantes formada por Denilson e Souza tem um pouco do mesmo defeito das laterais, Denilson é um bom volante marca bem e tem boa saida de bola, mas não é de origem ele ser o volante mais fixo e por isso acaba por vezes saindo demais da posição, Souza também desde a passagem pelo Grêmio mostra qualidade na chegada a frente, e regularidade na parte defensiva, mas não é volante de contenção.

O São Paulo não tem uma proposta de se defender lá atras e por isso usa tal jogadores. O time de Muricy e frágil a contra-ataques rápidos, mas hoje no futebol Brasileiro vemos poucos times com um contra ataque organizado então o que parece ser um grande defeito é na realidade apenas uma pequena falha no futebol nacional.

Aliado aos problemas defensivos, o que vinha sendo muito elogiado por todos, era o quarteto ofensivo, que ultimamente não vem funcionando.Kaká que é peça fundamental chegou ao São Paulo mostrando dedicação e talento, voltava ate a área defensiva se fosse preciso, mas nos últimos jogos vimos um Kaká mais preso, e muito dedicado a marcação, fugindo da característica e do que faz de melhor, que é chegar com qualidade ao ataque. Ganso também caiu de produção, acompanhando o ritmo de Kaká. O meia que com a chegada do ídolo são paulino mostrou evolução na marcação e se mostrou mais dinâmico em campo voltou a ter atuações contestadas e mostrou que o Ganso que só joga com a bola no pé ainda existe

No ataque, Alan Kardec e Pato não conseguem render sem a ajuda dos meias. Pato até vem mostrando um bom futebol na parte técnica, mas ainda tem problemas quanto aos gols, que mesmo acontecendo, são necessárias três chances claras para ele conseguir marcar uma vez, o que preocupa, e gera cada vez mais a sombra de Luis Fabiano. Kardec evoluiu muito mostrou que pode jogar de segundo atacante tão bem quanto primeiro, é inteligente, mas com essa movimentação constante, acabou perdendo a função de matador do time.
Fabuloso faz sombra ao ataque tricolor, e pode se "infiltrar" no quadrado mágico

Com todos esses problemas, e a evidente queda de rendimento, o São Paulo tenta se reerguer o mais rápido possível, já que pouco depois de ser considerado a maior ameaça ao Cruzeiro o time Paulista parece ter sentido a pressão e colocou tudo a perder, vendo cada vez mais de perto Grêmio e Atletico-MG, que já encostaram na classificação, e se o time bobear, caí fora do G4.

E é justamente contra o Grêmio, uma de suas ameaças no momento, que Muricy e seu quadrado mágico tentarão retomar o rumo das vitórias no fim de semana, para quem sabe, engrenar novamente e voltar a encantar os torcedores. Nada está perdido para o São Paulo, mas um time é feito de 11 jogadores, e não basta um quarteto, mesmo que fosse mágico.
Compartilhar: Plus