Cristovão e o Flu de 2012


Começo este texto com um pequena historia, lembro bem que quando Renato Gaúcho deixou o comando do Fluminense no inicio do ano um amigo meu que é torcedor do Tricolor carioca e eu estávamos discutindo sobre quem seria o substituto de Renato no comando, quando ele veio e me disse “ Cara não acredito, Cristovão não”, na mesma hora eu questionei o porque dele não querer o Cristovão como técnico, sem nenhuma resposta eu busquei em mim mesmo uma resposta para tal pergunta, pensei que poderia ser porque Cristovão era treinador do Vasco, mas lembrando do Vasco me lembro que com ele o time Cruz-maltino não saiu do G-4 em momento algum tanto em 2011 quanto em 2012, foi Cristovão sair do Vasco que a coisa desandou, pensei também que poderia ser por falta de experiência, mas hoje em dia na minha opinião vale mais a pena pagar menos por alguém cm futuro do que 700mil em um técnico que vive de passado. Terminando essa pequena historia que acabou sendo mais um tipo de pensamento irei aos fatos.

Fluminense tem Fred como líder para ir longe

Cristovão Borges não é nenhum Pep Guardiola, Mourinho e Simeone, longe disso, o técnico do Fluminense não é nenhum gênio como técnico, mas ele tem algo que me chama muito a atenção, fazer o obvio, Cristovão não inventa e também não tem porque inventar, ele seque a filosofia do “Quem esta melhor joga”, parece simples mas não é, vemos ai vários técnicos reféns de jogadores, não só no futebol brasileiro mas mundo a fora, e Cristovão não tem medo disso, chegou e logo fez as mudanças que queria, com ele não tem disculção e tá bem joga, não tá bem banco.

Outro motivo pelo qual me levou a fazer este texto é simplesmente o que um técnico conseguiu fazer com as mesmas peças que o outro técnico tinha e não conseguiu, e outra coisa que me chamou muita atenção foi a semelhança deste Fluminense montado por Cristovão com aquele de 2012 montado por Abel, não dizendo que o Fluminense sera campeão mas tem a base muito parecida com aquela que foi campeã, o estilo pode ser um pouco diferente mas mesmo assim vejamos.

Com Inspiração no Flu de 2012 o de 2014 promete

Começando pela defesa, o Fluminense tem uma defesa considerada media, nada espetacular com jogadores bons e jogadores médios, Cavalieri é um ótimo goleiro e Carlinhos um lateral esquerdo muito bom, Gum e Elivelton são médios e não comprometem (o segundo tem um bom futuro) e Bruno é uma montanha russa, faz partidas boas e partidas ruins. O Meio que me chama muito atenção principalmente a parte ofensiva, Diguinho e Jean formam uma boa dupla de volantes, apesar de Diguinho ser extremamente imitado tecnicamente, Jean é um bom jogador principalmente se repetir a temporada de 2012. Falando em 2012 que começa as comparações o trio de meias de 2012 era formado por T. Neves, Deco centralizado e W. Nem mais avançado como válvula de escape, o meio formado hoje tem Wagner, Conca centralizado e Sobis como valvula de escape, apesar de achar o meio de 2012 mais técnico acho o de 2014 mais eficiente, Wagner não tem a qualidade de T. Neves mas se doa em campo e isso foi visível contra o Flamengo, Conca se equipara a Deco pois o Luso-Brasileiro não vivia seu melhor momento tecnicamente mas vejo vantagem para Conca por sua mobilidade e importância tática, e Sobis não e tão veloz quanto W. Nem mas é muito mais objetivo. Fred é o Fred, centro avante nato com faro de gol.

Apesar de varias chances o Flu não contou com a genialidade de Conca contra o Grêmio
A conclusão que eu chego é que o Fluminense de hoje é muito bem montado, um time com algumas deficiências defensivas e ate certa dependência de Conca para acalmar o jogo, lembrado que estre ano o Fluminense tem algo que não tinha em 2012, o atacante Walter, o ex-gordinho mais querido do Brasil pode ser um fator determinante para que o tricolor das laranjeiras continue mantendo um bom momento, claro algumas derrotas podem acontecer mas é um time muito bem montado que pode brigar ate o fim tanto pelo Brasileiro quanto pela Copa do Brasil.
Compartilhar: Plus