O novo Robinho?


Neymar é um monstro desde que surgiu no Santos, não a toa é o maior artilheiro pós-Pelé no clube, além dos diversos títulos individuais e coletivos. Já parecia uma realidade a muito tempo, mas demorou a sair, ficou o máximo que pode no Brasil, e saiu após uma Copa das Confederações sólida e de comprovação para muitos. Muita coisa foi especulada, cheques em branco do poderoso City, Real Madrid pagando até o Barcelona para desistir do negócio, e o próprio Barcelona, que queria o menino de todo o jeito.

As especulações acabaram e Neymar enfim acertou seu futuro que, segundo ele, era um sonho, o time catalão. O talentoso menino da vila fechou então com o gigante Barcelona por onde passaram Ronaldo, Rivaldo Ronaldinho e outros craque do país do futebol, sonhando seguir os passos de seus antecessores.

Restava em todos aquela dúvida, vai explodir? Será logo um craque? Deveria ter ido pro Real? Vai conseguir se destacar, ou será mais um a jogar para Messi? 
Espera-se muito daquele Neymar que surgiu no Santos
Bom, nesse meses de Barça, nada vem sendo com o esperado. Neymar empolgou no inicio, parecia que iria cair como uma luva no time de Tata Martino, mas logo começou a decair, muito graças a uma lesão. 

Ele voltou, mas jogando menos, e virando banco de luxo, sem nem ao menos entrar em alguns jogos. Mas por que essa dificuldade? Um craque como Neymar precisa do tal "tempo de adaptação"?

Eu diria que sim, mas não digo se adaptar a Europa, a dificuldade é se adaptar ao Barcelona, que como todos sabem tem a forma de jogo já definida, e acaba "obrigando" quem chega a se adaptar.

Essa dificuldade pode até ser entendida, já que ate mesmo o craque Ibrahimovic não conseguiu bom rendimento em terras espanholas. Porém, a cobrança é enorme, pela expectativa que o povo tem, a espera por um novo ídolo, e a esperança de que Neymar nos trará o hexa. 

Essa adaptação demorada gera mais desconfiança ainda sobre o garoto, já que Oscar, por exemplo, já chegou jogando muito em uma liga, ao meu ver, mais difícil, enquanto Neymar, muitas vezes passa despercebido contra adversários fracos da BBVA.


Mas por que Neymar não esta sendo Neymar?



A dupla ainda não rendeu tudo que se espera
Vamos tentar justificar de algumas maneiras:

Começando pela mudança de posição e maneira de jogar. No Santos, o camisa 11 jogava pela esquerda, mas tinha liberdade pra jogar no campo todo. Partia pro drible, tabelava com o centro avante e buscava sempre os gols. Já no Barcelona ele joga mais preso, e não no lado esquerdo onde ele gosta de jogar. Tata Martino já o utilizou até de falso 9, e ele obviamente encontrou dificuldade.
Outro aspecto é a "obrigação" de passe, onde o garoto não pode arrancar driblando, e buscando seus gols através do seu maior talento, o drible. 

A necessidade de passe até deu certo no início, onde Neymar impressionava pelas seguidas assistências. Mas, ainda não era tão genial quanto o esperado. E uma lesão acabou piorando ainda mais a situação do brasileiro.


O Neymar do Barça é outro em comparação ao dos tempos de Vila. Do goleador letal no peixe, a um jogador que erra gols antes fáceis, parecendo não ter fundamento no chute.
Outro fator que pode ser levado em conta é a polêmica envolvendo sua compra, o qual gerou muito incômodo extra-campo e pode ter prejudicado o rendimento do jogador.


A torcida torce para Neymar não "ser" Robinho
Vendo então essa fase conturbada e de futebol fraco, muitos voltam a bater na tecla de que "se o Neymar tivesse ido para o Real...", mas, obviamente não tem como saber o que aconteceria. 

Embora não dê para saber ao certo este futuro alternativo, acho que Neymar renderia mais no Real, pela liberdade maior no esquema e o compromisso menor com o toque de bola. Porém, muitas coisas poderiam prejudicar Neymar, como o próprio Cristiano Ronaldo, que não se sabe como reagiria a contratação do brasileiro.

Enfim, nesses meses de Barça Neymar acumula criticas, e gera desconfiança, apesar dos lampejos de craque. Críticas inclusive do ídolo Cruyff que o apontou como problema do clube catalão. Concordo em partes, já que não acho Neymar o problema, e sim seu alto salário, que não deve estar sendo facilmente digerido por parte do elenco, principalmente a parte multicampeã do grupo, que merecia mais valorização.

Com tudo isso, resta ao brasileiro torcer por Neymar, que deve ser o nosso principal jogador na Copa.  
O povo espera muito desse garoto, e torce para que ele não seja lembrado com o novo Robinho.

Encerro o texto então com uma frase que ouvi outro dia, achei meio exagerada, mas que cabe no assunto dos altos e baixos do jovem jogador.
"Se Neymar jogasse como Neymar todos os jogos, não seria Neymar, seria Pelé".
Compartilhar: Plus