Roraimense - Atlético Roraima


O Atlético Roraima Clube é o maior vencedor do estadual desde que o mesmo começou a ser organizado pela Federação Roraimense de Futebol, em 1974. De lá pra cá, são 18 títulos conquistados pelo Tricolor. Ainda acumula os títulos de 1961 e 1962, totalizando vinte títulos estaduais em sua história. Porém, nos últimos anos, não vem fazendo campanhas que confirmem sua grandeza, já que a última conquista foi em 2009, quando  conseguiu um tricampeonato seguido, e desde então nunca mais conseguiu nem sequer chegar a uma final.

No ano passado, fez uma campanha pífia no Roraimense, que fora disputado por apenas quatro equipes. Em seis jogos disputados conquistou apenas 1 ponto, o que causou a ira de seus torcedores e teve consequências grandes para o futebol da equipe, que neste ano já começou uma preparação diferente, no litoral de São Paulo, buscando um local com estrutura de maior qualidade, já que suas instalações em Boa Vista não permitem uma preparação tão boa dos atletas.

Por enquanto, o técnico da equipe é o gestor Marcelo Pereira, mas o mais provável é que outro comandante seja contratado para estar a frente do banco de reservas na competição estadual. Pelo fato da estreia da equipe no campeonato ocorrer somente no dia 17/03, contra o GAS, ainda não é possível prever qual será a equipe para o campeonato. Segundo Marcelo, será um elenco com aproximadamente 25 jogadores, sendo que apenas seis serão de Roraima. O gestor mostra confiança em chegar ao título, e buscar as vagas para as competições nacionais de 2018.
Pré-temporada da equipe do Atlético no Guarujá-SP (Foto: globoesporte.com)


A fundação do clube ocorreu em 1944, sendo um dos clubes de futebol mais velhos do estado. A rivalidade com o Baré é a maior do estado, e envolve os dois times mais importantes na história do futebol roraimense, além de serem os dois maiores campeões. Os seis títulos conquistados pelo clube neste século foram dois tricampeonatos consecutivos, sendo um entre 2001 e 2003 e o outro entre 2007 e 2009. Destes seis, três foram em finais contra o maior rival, motivo de muito orgulho para os torcedores tricolores.

Outro feito importante da história do Atlético é o fato de ser a equipe do estado com mais participações em Copas do Brasil, totalizando quatorze jogos em oito participações. Além disso, é o único clube do estado que conseguiu passar da primeira fase da competição. Foi no ano de 2003, quando venceu o Nacional-AM no primeiro jogo por 4x1, sendo derrotado no jogo de volta por 2x0 mas se classificando pelo saldo de gols. Na fase seguinte, enfrentou o Vitória-BA, e foi eliminado com duas derrotas (2x1 em Boa Vista e 5x1 em Salvador).

Mesmo passando por uma fase complicada nos últimos anos, o otimismo toma conta tanto dos funcionários quanto dos torcedores do Tricolor da Mecejana, e o discurso para 2017 é de voltar “para as cabeças” do futebol estadual, voltando a comemorar um título.
Compartilhar: Plus