GUIA DOS ESTADUAIS - Campeonato Roraimense


O Campeonato Roraimense foi o último a se profissionalizar no Brasil, alcançando a fase profissional apenas em 1995. Porém, já é disputado desde 1948, com o Baré sendo o maior campeão, com 23 títulos. Se considerarmos apenas os torneios organizados pela FRF (Federação Roraimense de Futebol), que foi fundada em 1974, o maior campeão passa a ser o Atlético Roraima, que venceu 18 campeonatos desde então.

No ano de 2016, o título ficou com o São Raimundo, da capital Boa Vista, vencendo o Náutico na final. Esses dois clubes que inclusive está revezando na conquista dos últimos cinco campeonatos, com o São Raimundo tendo vencido em 2012, 14 e 16, e o Náutico conquistado os campeonatos de 2013 e 15.

O Roraimense é o único estadual que não tem uma divisão de acesso, por conta da baixa quantidade de times profissionais que estão em atividade no estado, o que pode ajudar os clubes por um lado, mas ao mesmo tempo pode acomodá-los.

Em 2017, será disputado pelos seguintes times: Atlético, Baré, GAS, Náutico, Real e São Raimundo.

As seis equipes são divididas em duas chaves, e disputarão dois turnos. No primeiro, enfrentarão apenas as duas outras agremiações de sua chave, e os dois primeiros de cada grupo se classificarão para a semifinal, depois para a final para que possamos conhecer o campeão do primeiro turno. Depois, mantém-se a separação por grupos e os dois primeiros de cada grupo se classificam novamente, mas dessa vez todos se enfrentarão na primeira fase. Se um clube vencer os dois turnos, ele será o campeão, mas se isso não ocorrer, haverá uma final entre os campeões dos dois turnos, para decidir o grande campeão estadual.

Confira os detalhes de cada equipe entrando no texto relacionado a cada uma, logo abaixo.

Compartilhar: Plus