Paulista - Corinthians


O Sport Club Corinthians Paulista é o maior campeão estadual, dono de 27 títulos, sendo que o último deles foi conquistado em 2013. No ano passado, foi eliminado na semifinal pelo Grêmio Osasco Audax, perdendo nos pênaltis dentro da Arena Corinthians, para o clube que viria a ser vice-campeão. Neste ano, ficou no Grupo A, ao lado de Botafogo, Ituano e São Bernardo.

Depois do título brasileiro de 2015, o alvinegro sofreu um grande desmanche que continuou durante todo o ano de 2016, perdendo todas as suas principais peças, inclusive o técnico Tite, que foi contratado para comandar a Seleção Brasileira. Basta ver o time-base do Paulistão do ano passado, e ver quantas mudanças ocorreram na equipe do Parque São Jorge para o time que disputará a competição neste ano:

2016: Cássio; Fagner, Felipe, Balbuena (Yago), Uendel; Bruno Henrique, Elias, Giovanni Augusto, Guilherme; Lucca (Romero) e André. Tite.

2017: Walter; Fagner, Balbuena, Pablo, Guilherme Arana; Gabriel, Rodriguinho, Camacho, Marlone, Guilherme (Giovanni Augusto); Jô. Fábio Carille.

São mudanças drásticas de um ano para o outro, com perdas significativas como as de Felipe, Uendel e Elias, mas a Fiel quer voltar a comemorar um campeonato estadual, e o treinador Fábio Carille terá a missão de comandar o Coringão rumo a esse título. Já que não conseguiu a vaga para a Libertadores, o Paulistão acaba sendo o campeonato mais importante do primeiro semestre pro Corinthians, ao lado da Copa do Brasil. O fato de Palmeiras e Santos disputarem a competição continental pode facilitar um pouco o caminho corintiano e os torcedores, apesar de um pouco desconfiados com a falta de reforços de peso, prometem apoiar o time em todos os jogos e querem voltar a soltar o grito de “Campeão”.

A pré-temporada do Corinthians teve uma viagem longa, até os EUA, para disputar a Florida Cup. A disputa dessa competição, contra clubes de grande porte, pode dar uma vantagem ao Alvinegro, pois entrará no Paulistão com algum ritmo de jogo, e um certo entrosamento de seus jogadores dentro de campo, enquanto as outras equipes terão de buscar esse ritmo e entrosamento nas rodadas iniciais do estadual.

O primeiro título paulista do Corinthians foi conquistado em 1914, em campeonato organizado pela extinta LPF. Já conquistou por três vezes o tricampeonato consecutivo, em 1922, 1923 e 1924; em 1928, 1929 e 1930; e em 1937, 1938 e 1939. Já o maior jejum é bem conhecido, e durou 23 anos. Depois do título conquistado em 1954, o time de Parque São Jorge passou mais de vinte anos sem conquistar nenhum título sequer, voltando a ganhar apenas em 1977, quando venceu a Ponte Preta numa final no Morumbi, que virou até filme.

Portanto, apesar dos fatores que dificultam a situação do clube nos últimos meses, o Corinthians entra na competição como um dos favoritos para levantar a taça, muito por conta do peso de sua camisa e a força de sua torcida.
Compartilhar: Plus