Um grande mercado inexplorado - Classic Shirts


O mercado de camisas retrô é um dos nichos menos explorados do nosso esporte e conta com inúmeras pessoas que se empenham dia após dia para trazes a nós, fãs de futebol, camisas icônicas e marcantes, conversamos com um dos sites com mais credibilidade no mundo inteiro, o www.classicfootballshirts.co.uk.

Confira na íntegra a nossa conversa com eles:

1. Cada vez mais aumenta a procura por camisas retro e raras no mundo do futebol. Como surgiu a ideia de criar um serviço virtual destinado apenas a esse tipo de segmento? Quem foram os fundadores oficiais do projeto?

O empreendimento começou quando percebemos que existe um abismo no mercado entre a compra de uma camisa nova no início da temporada e empresas que oferecem "camisas retrô" para vender. Mas, a paixão andou conosco desde o começo. Nós, pessoalmente, sempre fomos interessados em comprar camisas antigas de jogos memoráveis e a paixão fez crescer o número de camisas (das poucas que tínhamos até as milhares, que acumulamos em 10 anos de companhia). Os dois fundadores são Doug Bierton e Matt Dale.

2. Além de vender camisas, vocês também compram para revender. Como funciona esse processo de revenda? A camisa passa por algum processo de reparo? Como sabem que a procedência do material é original de fato?

Nós compramos nossas camisas de diferentes fontes, incluindo clientes que nos contatam pelo site para vender suas coleções. Nós lavamos todas as camisas quando chegam, e checamos por características típicas para assegurar que os produtos são originais e autênticos. Após dez anos no ramo, nós descobrimos todas as características das camisas originais e todas as características de muitas camisas falsas também! Se tornou mais fácil com todas as temporadas que se passam de identificar as camisas enquanto há uma série de detalhes para sair, mas às vezes, para camisas de times menores, nós gastamos mais tempo pesquisando para garantir que continuemos a cumprir nossa promessa com o cliente.

3. Qual foi a camisa mais rara que vocês já conseguiram adquirir? Como foi?

A mais rara foi uma camisa do West Bromwich Albion usada na fina da FA Cup de 1936. Foi vendida por um parente que, eu acho, tinha separado algumas roupas velhas. É quase impossível achar uma camisa dessa época, eis que réplicas não eram feitas para ser vendidas ao público naquele tempo, mas achar uma camisa usada em uma final de FA Cup foi algo muito especial

4. Aqui no Brasil, é normal vermos produtos de clubes populares como Flamengo e Corinthians pelas lojas. Mas no site, vemos algumas camisas de times que até aqui no Brasil, são raros de achar material vendendo. Times como Taubaté, São Cristovão, Gonçalense, Palmas e Fast são encontrados no seu portfólio. Porque tantos produtos que nem nós brasileiros conhecemos direito, é vendido para fora do pais?

Trabalhamos muito duro para lidar com tantos manufaturados de camisas ao redor do mundo e nós sempre estamos procurando por camisas obscuras e raras que muitas pessoas estão procurando para adicionar à suas coleções e não podem achar em lojas locais. Eu penso que muitas lojas de esportes na era moderna são obcecados com os grandes clubes de futebol, mas nós achamos que nossos clientes apreciam nossos esforços de buscar esses itens de clubes menores, então eu vejo sua pergunta aqui como um grande elogio.


5. Vocês possuem algum tipo de critério pré-estabelecido na hora de buscar camisas para o estoque? Existe algum padrão pra buscar camisas de países como o nosso, ou a vocês analisam apenas o melhor preço aliado a qualidade e fazem a compra?

Eu acho que é um pouco dos dois. Com a experiência que adquirimos de qual fã, novo e velho, estão procurando, e nós miramos em ter pelo menos uma camisa de cada temporada da maioria dos times. Claro que preço é um grande fator também, então nós insistentemente tentamos achar os melhores negócios e passamos estes para nossos fiéis clientes

6. Quem visitar o domínio de vocês para conhecer o trabalho, vai perceber que o site de vocês possui suporte para 5 idiomas diferentes. A demanda que vocês atendem realmente abrange todo o mundo? Qual é o país que mais compra do Classic Football?

Futebol é uma paixão compartilhada pelo mundo inteiro, e nós queremos fazer nossos site acessível para qualquer fã de qualquer país. Eu penso que é uma grande façanha que hajam futebol fãs no Reino Unido vestindo uma camisa do São Cristóvão que nem mesmo vocês conseguiriam achar no Brasil! Futebol é, também, um esporte em constante crescimento, tendo um enorme poder de alcançar novos espectadores e nós vemos isso como uma mudança natural dos nossos cliente. Eu diria que os EUA são o mercado mais emergente para nós.
Uma bela pedida para nós brasileiros

7. Aqui no Brasil, não existe nenhuma loja física de confiança e conhecida que aborde o nicho de camisas retro originais como vocês fazem online. Na Inglaterra, esse tipo de loja existe? Vocês possuem? Se não, já pensaram em abrir algumas lojas mostrando o produto de vocês? Poderia dar muito certo.

Não, não há lojas físicas no Reino Unido, apesar de que algumas poucas lojas vendem reproduções de camisas "vintage". Eu penso que um dia, no futuro, nós gostaríamos de abrir uma loja física. Entretanto, nós estamos sabendo que a maioria das pessoas pensarão que será mais um museu do que um loja de varejo.

8. A libra é uma das moedas mais valorizadas do mundo perante as outras, isso economicamente é um fator que pode afetar a venda dos seus produtos? Como driblar a instabilidade de moedas como a nossa aqui no Brasil e continuar com preços acessíveis ?

Sim, isso afeta as vendas dos nossos produtos como qualquer outro negócio de exportação fora do Reino Unido. Nosso maior desafio e um dos que nos mantém em frente é fazer a manutenção de uma gama de produtos para que realmente haja algo para todos. Claro que algumas das camisas raras são caras, mas nós também temos milhares de produtos com fantástico custo-benefício. Nós esperamos que isso equilibre qualquer efeito negativo das mudanças de câmbio.

9. Como não poderia deixar de perguntar, como anda o clima na Inglaterra vendo o time do Leicester com plenas chances de vencer a premier? Os britânicos ainda encaram isso como surpresa?

Penso que é uma façanha incrível, mesmo se apenas se classificarem para a Champions League, e isso é uma tremenda surpresa! Na Inglaterra, por muitos anos, fãs estão obsecados em conseguir novos "donos ricos" e a chance de mega contratações. Apenas olhe para o Manchester City (e Robinho em 2008!). Eles sabem que eventualmente essa dinheirama irá trazer sucesso. Se o Leicester vencer a Premier League, isso pode mudar a filosofia na Inglaterra de que dinheiro é a chave para a vitória.

10. É um prazer pra nós do 4-3-3 poder concluir essa entrevista, desejamos a vocês tudo de bom e muito sucesso! Se tiverem algo a dizer a nós, use esse espaço para isso. Um grande abraço!

Obrigado para todos os fãs do Brasil, jovens e velhos!

Compartilhar: Plus