A grama do vizinho é sempre mais verde


Já falamos aqui no blog, sobre a vontade que os brasileiros tem de "europear" o futebol. Mas esse não é o único problema que temos hoje quando se trata de mentalidade dos torcedores brasileiros.

Outro grande problema do povo daqui, é a de menosprezar tudo que é nosso. Desde de jogadores a técnicos, estádios e times.

Pra uma parte dos brasileiros apaixonados pelo esporte, nada daqui presta e na Europa, tudo é perfeito.

Diariamente vemos casos que demonstram essa "aversão" ao que é nosso. Alguns jogadores, como o próprio Neymar, nossa maior estrela na atualidade, são duramente criticados dia após dia, tem a fama de pipoqueiro, ou que "só jogou o brasileirão".

Neymar não tem a confiança e admiração de todos os torcedores
O pior de tudo, é que além de criticar muito quem e o que vem daqui, eles elogiam muitas coisas sem nem conhecer. Jogadores que surgem na Europa e tem seu nome divulgado por aqui, viram ídolos, e jovens craques que "com certeza disputarão a bola de ouro". Citando outro exemplo, também temos casos de jogadores como o de Roberto Firmino, nascido no Brasil, mas pouco conhecido em território nacional, que fez a carreira na Europa, e atualmente brilha nos campos da Alemanha. Os brasileiros pedem todos os dias a convocação do jovem jogador, mas 80% desses nem o viu jogar, e provavelmente se jogasse o mesmo futebol por aqui, não teria o nome tão clamado por parte da torcida.

Existe obviamente uma diferença grande no nível técnico e tático, na organização de campeonatos e formação de jogadores. Mas nosso futebol não morreu, e não pode morrer. Para isso, precisamos da torcida, que acredita, confia e ajuda(indo aos estádios e torcendo) o futebol nacional.

Firmino conta o "apelo" de grande parte dos amantes de futebol daqui
E quanto a jogadores, não é por que joga por aqui, que não tem valor. Quantos jogadores na história jogaram muito pela seleção, atuando no Brasil.

Com certeza, temos que torcer e observar jovens talentos tupiniquins surgindo na Europa, mas sem tentar "piorar" quem está por aqui. Esse surgimento de jogadores lá fora, é importantíssimo para nosso futebol. Mas hoje, acima de tudo temos que resgatar a confiança e o gosto pelo que é daqui.
Compartilhar: Plus