Precisa-se de um camisa 9


O futebol brasileiro vive um momento um pouco estranho, pelo menos pra mim. Me chama muita atenção a alta qualidade de nossos zagueiro, e o enorme leque de opções para setor, por outro lado, fico ainda mais intrigado com a falta de um "Ronaldo" de um "Romário", entre outros. Não falta um camisa nove, falta "o camisa nove", aquele matador, em que a torcida inteira confia.


Fred não consegue cativar toda a torcida
Fred fez uma boa Copa das Confederações, ganhou a confiança de muitos, e principalmente de Felipão. No entanto o centro avante do fluminense não é nem de longe unanimidade em relação a torcida brasileira.
E o pior de tudo, é que alem de Fred não ser o nove dos sonhos de boa parte da torcidas, ele tem poucos concorrentes, na verdade quase nenhum, o que causa uma certa conformação do povo brasileiro.


Mas, onde estão os noves?
Por que não vemos mais grandes craques surgindo?
É um mistério, seria um problema das categorias de base pouco investimento?
Sera que o centro avante vem perdendo espaço no futebol moderno? 


Talvez, a extrema necessidade e tendencia a modernização e aumento da velocidade dos times vem deixando os "grandalhões" de lado para formar baixinho mais rápidos e habilidosos.
Mas ainda precisamos do matador do artilheiro, do craque.
Ainda não o temos, mas quem sabe. Muitos acreditavam que Diego Costa era o nome, mas o "perdemos" para a Fúria de Vicente del Bosque.

Diego Costa podia ser uma boa opção, mas o perdemos
Ate a copa é difícil, mas pra um futuro próximo talvez já tenhamos melhores opções, jovens jogadores vem surgindo como Gabriel, o "gabigol" do santos, Vinícius Araújo  que já foi pra Europa e ate mesmo o folclórico Walter, que apesar de não parecer, é um jogador novo.
A péssima fase no quesito "centro-avância" fica nítida quando vemos que basta um ou dois gols para parte da torcida pedir o jogador no lugar de Fred. 


Um dos maiores casos são o do próprio Walter, Luís Fabiano que hora é vaiado hora merece seleçãoo e de Hernane, que você vai dizer: "ele não fez um ou dois gols", sim é verdade, o número de gols de Hernane é absurdo, porém quem vê os jogos do nove rubro negro observa a grande limitação técnica de Hernane, que tem seus méritos de posicionamento, oportunismo e etc. 

Os números do último ano colocam Hernane (36 gols em 58 jogos) muito a frente dos demais concorrentes Walter (14 gols em 36) e Luis Fabiano (23 gols em 50). Mas nem de longe chega a ser unanimidade.

Walter e Hernane, pedidos da torcida
Mesmo com tudo isso, não podemos depender de um jogador em boa fase apenas, tem que saber jogar bom, por exemplo mesmo estando mal num jogo, conseguir segurar dois zagueiros, fazer pivô, buscar jogo e etc.


Os pedidos para hernane evidenciam ainda mais a carência, já que se colocássemos pra disputar vagas com as ultimas seleções de copa, dificilmente cavaria um lugar na reserva.
Essa falta de talento no ataque, em minha opinião gera mais falta de talento no futuro, já que os garotos pouco se interessam pela posição, muito devido aos seus ídolos de hoje, Neymar, Oscar, Thiago Silva não são atacantes.


Ate quando ficaremos discutindo quem merece ser o nove, quando teremos uma unanimidade?


Tomara que logo.
O torcedor brasileiro tem muitas saudades de Ronaldo e Romário
Compartilhar: Plus